O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas

Embora em diferentes partes do planeta a falta de água coloque as florestas em xeque, algumas árvores conseguem sobreviver onde outras não. O que os torna diferentes? A resposta, segundo um grupo de cientistas, pode estar escrita no seu DNA. A compreensão destas diferenças poderá mudar a forma como as reflorestações são planeadas num contexto climático cada vez mais extremo. Com essa premissa, pesquisadores da Argentina, Canadá e Estados Unidos analisaram mais de 1.200 exemplares de Pinus contorta, espécie típica do oeste da América do Norte, plantados há 35 anos. O trabalho, publicado na revista Ecology and Evolution, integrou dados de crescimento, informações climáticas, anéis de árvores e ferramentas genômicas para entender como as espécies respondem ao estresse hídrico. O estudo revelou algo decisivo: existem diferenças genéticas na capacidade de recuperação das árvores após uma seca, o que abre novas possibilidades de seleção de exemplares mais resistentes em programas de reflorestamento. A seca é uma das mais graves ameaças à produtividade e à sobrevivência das florestas”, explicou Eduardo Cappa, pesquisador do Instituto de Recursos Biológicos do INTA e do Conicet. E acrescentou: “As árvores que se recuperam mais rapidamente mantêm melhor desempenho ao longo do tempo, o que é fundamental para orientar a melhoria da silvicultura diante da variabilidade climática. Além disso, os pesquisadores observaram que exemplares de regiões mais quentes e secas apresentaram desempenho superior sob estresse hídrico. Este achado confirma que a origem da população é um fator determinante para a adaptação. Um índice para medir a resiliência A equipa também desenvolveu um novo índice que quantifica com precisão a resposta das árvores a secas repetidas. Esta ferramenta poderia ser incorporada em programas de melhoramento genético, fornecendo critérios científicos para a seleção de materiais para reflorestamento. A abordagem integrativa do trabalho – que combina análise de anéis de crescimento, informações climáticas, genômica e modelagem estatística avançada – permite uma melhor compreensão de como as árvores enfrentam o estresse climático e fornece ferramentas práticas para o planejamento florestal”, disse Cappa. Ciência argentina que atravessa fronteirasPara o pesquisador, esse avanço reflete a capacidade do INTA e do Conicet de participar de pesquisas de fronteira ao lado de instituições de alto nível. Esses resultados fornecem conhecimento valioso para desenvolver estratégias de manejo florestal mais sustentáveis ??e resilientes, concluiu.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

Card image cap Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Ler notícia »

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

GONZALEZ TUDANCA

CASERMEIRO S.R.L.

ENCHAPADORA SAN JUAN

THERMWOOD

MAQUINARIAS ABRAHAM

METALURGICA PESKINS SCA

FRUND STARK SA

USNR

AGLOLAM SA

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

RAIES MADERAS S.A.

AUTOPERFORANTES TEL

ALCE HERRAJES SH

PERIN Spa

JOESCAN

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

VIALRO

TRIPAYN SRL

MARCELO F. CASTELLUCCIO

HERRAJES MANDILE

MADERAS KIKUE

CONTROL LOGIC