Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Temos trabalhado na prevenção, na formação com as províncias e com os municípios. É muito importante compreender que noventa e cinco por cento dos incêndios são devidos à acção humana, alguns por negligência, outros porque alguém os provoca intencionalmente, mas podem ser evitados, observou. Hardie explicou que a AFE desenvolve programas de formação de brigadistas em diversas regiões do país, além de oficinas, palestras e sessões educativas voltadas para escolas e comunidades rurais. O objectivo, indicou, é antecipar riscos, promover comportamentos responsáveis ??e reduzir a incidência de incêndios evitáveis ??durante a época crítica. Da mesma forma, sublinhou que embora a primeira intervenção em emergências florestais corresponda a cada jurisdição, o Governo Nacional mantém um sistema de apoio imediato para reforçar as operações locais. Além do trabalho de prevenção, estamos prontos para auxiliar as jurisdições responsáveis ??pela resposta e continuaremos a fazê-lo com meios aéreos, brigadistas e equipamentos, afirmou. Dispositivo de resposta disponível e apelo à participação cidadã A Agência Federal de Emergência dispõe de recursos prontos para serem mobilizados quando a situação o justificar: brigadistas, ferramentas, veículos e meios de apoio aéreo. Hardie destacou que o trabalho coordenado entre a Nação, províncias e municípios é fundamental para fortalecer a resposta operacional, mas sublinhou que o papel social continua a ser decisivo. Os incêndios florestais, alertou, envolvem procedimentos complexos e riscos diretos para a vida dos bombeiros, brigadistas e vizinhos afetados. Por isso insistiu que a responsabilidade cidadã não é secundária, mas indispensável: Prevenir incêndios é tarefa de todos.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

DIFRA CNC

ATOR

CASERMEIRO S.R.L.

DECOFORMA

GONZALEZ TUDANCA

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

BIASSONI E HIJOS SAICA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ASERRADERO ROCAS SRL

HERRAJES YACANTE

LIJAS HUNTER

SOUTH CHEMICAL

HERRAJES NORTE

AGLOLAM SA

PIERMATTEI S.A.

KCD SOFTWARE

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

ASERRADERO EUZKADI

ROSARIO ABRASIVOS SRL

SAN VICENTE MADERAS SRL

HERRAJES MANDILE