Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária
A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.
O encontro, que terá duração de três dias, reúne estudantes e professores da UNaM e da Faculdade de Arquitetura, Design e Arte da Universidade Nacional de Assunção (FADA-UNA), com o objetivo de repensar a arquitetura a partir da matéria e do território que habitamos, integrando saberes acadêmicos, técnicos e culturais. Um espaço para pensar e criar a partir da madeira O dia de inauguração aconteceu quinta-feira no campus da FAyD em Oberá, e incluiu boas-vindas no Instituto INN, debates e um workshop de design colaborativo em que a relação entre território, matéria e arquitetura foi refletida a partir de uma perspectiva contemporânea, sustentável e comprometida com o meio ambiente. O encontro é organizado pela FAyD-UNaM, no âmbito do seu 4\0º aniversário, e é co-organizado pela FADA-UNA. Acompanham a iniciativa APICOFOM, OBERARQ, Casa Wurm, Corteza SRL e Oberprint, instituições e empresas que colaboram com materiais, ferramentas e apoio técnico.Construção colectiva e experimentaçãoO segundo dia, realizado na sexta-feira, foi dedicado à fase de construção, em que equipas de alunos e professores deram forma aos dispositivos arquitectónicos projectados no dia anterior.Durante todo o dia, o campus da FAyD tornou-se num espaço de trabalho colaborativo onde os grupos exploraram as possibilidades das técnicas construtivas da madeira local, pondo em prática as aprendizagem que emergiu nas discussões e oficinas. O processo contou com a mentoria conjunta de professores da UNaM e da FADA-UNA, e com o apoio das instituições e empresas participantes, que disponibilizaram recursos, conhecimento e apoio técnico. O dia foi vivido com intensidade, criatividade e espírito coletivo, refletindo o potencial do projeto arquitetónico regional como expressão cultural e ecológica. A equipe de registro e documentação foi formada por Leonardo López, Claudia Procopio, Cristian Klein, Luis Kuziw, Mariano Malaquías, Carlos Enrique Tarón, Maximiliano Martínez, Antonella Centurión, Santiago Horrisberger, Jorge Torres, Santiago Ríos Bony, Ángela Valentina Krauss, Leandro Lukaszuk e Mauricio Daniel Salgado, que acompanharam o desenvolvimento da oficina e a construção das obras experimentais.
PODE LHE INTERESSAR
Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina
A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.
As árvores contam histórias: a fascinante ciência da dendrocronologia
Uma ciência fascinante, a dendrocronologia transforma os anéis das árvores num vasto arquivo da história climática, revelando ligações entre o passado e o futuro. A cada anel, uma nova história de resiliência e adaptação ganha vida.
Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.





















