Rio Negro | Governo e instituições promovem um modelo de desenvolvimento equilibrado entre produção e meio ambiente em Valles Irrigados
No quadro do impulso que o Governo Provincial tem dado à política florestal, foi realizada uma visita conjunta entre a Direcção Florestal do Ministério do Desenvolvimento Económico e Produtivo, a Direcção Provincial de Águas (DPA), o Instituto Nacional de Tecnologia Agrária (INTA) e a consultora Lygnum.
O passeio teve como eixo um olhar renovado e abrangente sobre o território, visando promover soluções baseadas na natureza, como o aproveitamento de efluentes tratados para arborização, remediação e restauração ambiental em áreas de saneamento, produção e serviços ecossistêmicos. Durante o dia, as equipas técnicas analisaram os projetos em curso e avaliaram novas estratégias para potenciar as ações florestais, incorporando critérios de sustentabilidade, utilização do recurso e ordenamento territorial. O Diretor de Recursos Florestais dos Valles Irrigados, Antonio Puerta, destacou que o fortalecimento da política florestal é fundamental para a construção de um modelo de desenvolvimento equilibrado entre a produção e o meio ambiente. Acrescentou, por outro lado, que “apostar em soluções baseadas na natureza permite-nos conservar, remediar e regenerar ecossistemas, articulando esforços entre organizações públicas, técnicas e produtivas para garantir um futuro sustentável para as gerações atuais e futuras”. Esta instância de trabalho conjunto constitui mais um passo na consolidação de um modelo florestal sustentável, articulando conhecimento, inovação técnica e planejamento. interinstitucional para fortalecer a produção, a gestão ambiental e a resiliência dos ecossistemas locais
PODE LHE INTERESSAR
Missões | A tradicional Festa Nacional da Madeira, em novembro, comemora quatro décadas de confraternização popular em San Vicente
O anúncio oficial do 4 º Festival Nacional da Madeira de San Vicente foi feito nesta terça-feira pelo governador de Misiones, Hugo Passalacqua. O evento cultural e festivo acontecerá de 5 a 9 de novembro no Centro Esportivo Verón Gallardo de San Vicente, Misiones, para comemorar quatro décadas de história. O Festival Nacional da Madeira de San Vicente é um popular ponto de encontro da comunidade agroflorestal e comercial da região do Alto Uruguai e é uma oportunidade para a cadeia florestal-industrial expor seu desenvolvimento e serviços. O festival inclui atividades de promoção cultural, artística e económica.
Botânicos descobrem árvores gigantes de até 3. anos na Tanzânia, desconhecidas até agora pela ciência
Os cientistas identificaram uma nova espécie de árvore gigante, Tessmannia princeps, nas montanhas Udzungwa. Esta espécie nunca havia sido registrada pela ciência.
Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina
A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.





















