Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.

A consultoria é desenvolvida no âmbito do Projeto ProCLIM-AR, uma iniciativa de cooperação bilateral entre os governos da Argentina e da Alemanha, promovida pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Governo Federal Alemão, através do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor. O trabalho técnico é coordenado por especialistas do INTA e do CONICET, pertencentes à Estação Florestal INTA Villa Dolores (EEA Manfredi) e à EEA Río Gallegos. A equipe coordenadora é composta pela Dra. Laura Cavallero (CONICET), Dr. Dardo López (INTA) e Dr. Pablo Peri (INTA–CONICET, coordenador do Programa Nacional Florestal do INTA). A coordenação técnica geral está a cargo de Ariel Medina, especialista florestal da Fundación Vida Silvestre Argentina, com o apoio da Biól. Damián Glaz (GIZ) e a Diretoria de Florestas Nativas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior. Participam na iniciativa mais de 2 investigadores de 1 províncias, representando sete institutos CONICET, cinco unidades do INTA e seis universidades nacionais. Essa articulação garante uma visão abrangente e de âmbito federal, que alia conhecimento científico, gestão pública e participação territorial. Resultados com impacto nas políticas públicas Os produtos da consultoria serão apresentados em workshops com representantes do Conselho Federal do Meio Ambiente (COFEMA), a fim de fortalecer a integração da restauração florestal nas políticas públicas de conservação, gestão e recuperação de paisagens degradadas em todo o país. O componente Restauração da Paisagem Florestal faz parte do projeto Promover caminhos de desenvolvimento de baixo carbono e resilientes ao clima para a Argentina – ProCLIM-AR, implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Na Argentina, o consórcio responsável é formado pela Fundación Vida Silvestre Argentina —que lidera a iniciativa—, a Fundação Avina e a GIZ, com a participação da Diretoria de Florestas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior e da Diretoria de Produção Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Comissionamento real e virtual: Hymmen aproveita gêmeos digitais para melhorar a eficiência do gerenciamento de projetos.

Bielefeld, 22/1/25 – O cenário ideal é aquele em que uma planta de produção funciona perfeitamente antes mesmo do comissionamento. No entanto, uma análise mais detalhada dos projetos da planta muitas vezes revela uma realidade diferente: muitas vezes surgem desafios inesperados durante o comissionamento no local que devem ser resolvidos em prazos consideráveis. Hymmen demonstra como os gêmeos digitais podem oferecer uma solução. Ao simular antecipadamente o processo de produção numa escala de 1:1 e tendo em conta todas as variáveis ??relevantes, esta tecnologia permite uma intervenção atempada em pontos críticos.

Ler notícia »

Card image cap Reformas, construções de casas e ampliações em madeira ganham velocidade, conforto e eficiência no país

Nos bairros privados, Litoral, Litoral e Patagônia, cresce a escolha de moradias com obras secas. Rapidez, baixo impacto ambiental e economia de energia.

Ler notícia »

Card image cap Apresentam o projeto Elárbol no Ciclo Ecologia

A iniciativa transmídia reflete a importância da flora nativa argentina e centra-se na alfarrobeira como árvore emblemática. Hoje, às 18h, na Biblioteca Argentina Nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 18h, o projeto Elárbol é apresentado no Ciclo de Ecologia coordenado por Sergio Rinaldi na Biblioteca Argentina.

Ler notícia »

METALURGICA RUEDAMAS SRL

HERRAJES YACANTE

CASERMEIRO S.R.L.

PERFILESLED

ATOR

CASTALY MACHINE

MARCELO F. CASTELLUCCIO

KCD SOFTWARE

KCD SOFTWARE

FARAM SRL

TRIPAYN SRL

RAIES MADERAS S.A.

USNR

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

INGLAMIAUX

AUTOPERFORANTES TEL

AGLOLAM SA

DIEGO LAVISTA LLANOS

HERRAJES MANDILE

JOESCAN

PERIN Spa

ASERRADERO EUZKADI