Entre Ríos se prepara para os 39º Dias da Floresta de Inta e Aianer: uma reunião anual com especialistas em silvicultura, indústria e economia
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.
Esta reunião técnica, de referência para o setor industrial florestal, reunirá pesquisadores, produtores, industriais e profissionais de diferentes províncias do país. Organizada pela EEA INTA Concordia, juntamente com a Associação de Engenheiros Agrônomos do Nordeste de Entre Ríos (Aianer), as conferências foram realizadas de maneira ininterrupta desde os atores da cadeia florestal de 1986. Temático e Modo de Participação A edição de 2025 terá painéis e conferências especializadas sobre silvicultura, indústria e economia florestal, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O registro é gratuito, mas requer registro anterior através do formulário disponível no link oficial: [https://forms.gle/qnjr será almoço, com um valor de US $ 20.000 argentinos pesos, que serão pagos na mesa de entrada no dia do evento. Os organizadores lembram que as cotas são limitadas, então recomendam concluir o registro com antecedência. Participação e logística da universidade Em caso de delegações universitárias ou grupos de mais de dez pessoas desejam participar, é solicitado que entre em contato com a organização para obter um melhor planejamento e distribuição de materiais logísticas. Para o nível técnico de dissertações, a participação é orientada para produtores, empreendedores, profissionais e estudantes universitários.
PODE LHE INTERESSAR
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.





















