Os profissionais de Inta Sáenz Peña participaram do Primeiro Congresso Florestal do Paraguai
De 17 a 19 de setembro de 2025, o Primeiro Congresso Florestal Paraguai foi realizado na Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Nacional de Aseunón (FCA/ONU), sob a inovação e tecnologia slogan para o futuro resiliente e sustentável.
O evento técnico para o setor florestal do país, reuniu mais de 500 participantes entre especialistas, acadêmicos, empresários, estudantes e representantes institucionais, nacionais e internacionais. As atividades foram organizadas em torno de três eixos temáticos: florestas e manejo florestal; Florestas e biodiversidade; e indústrias de tecnologia e silvicultura. Através da conferência, foram realizadas sessões plenárias com conferências mestras, painéis técnicos especializados, apresentações de pôsteres científicos e um campo de campo com visitas a locais de interesse setorial. A diversidade de formatos permitiu abordar de abordagens acadêmicas e técnicas a experiências práticas, promovendo o diálogo entre ciências, políticas públicas e produção. Nesta estrutura. MSc. Marcos Atanasio, da área de Recursos Naturais de Inta Sáenz Peña, participou como orador convidado nas sessões paralelas dedicadas à floresta e no manejo florestal. Sua apresentação, intitulada Avanços em Sistemas Silvopastoral com Algarrobo no Chaco Argentino, compartilhou resultados recentes em modelos de gerenciamento que integram a produção de gado e a conservação florestal, destacando seu potencial para melhorar a resiliência da resiliência dos sistemas de produção em áreas semi -arídeos. A exposição gerou interesse entre os participantes em sua abordagem técnica e sua aplicabilidade em contextos semelhantes da região de paraguai Chaco. O Congresso foi concebido como um espaço estratégico para a troca de conhecimento, o fortalecimento das redes e a promoção de soluções inovadoras contra os desafios ambientais e produtivos do século XXI, além disso, reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a geração e a difusão do conhecimento que contribuem para a geração e difusão de conhecimento que contribuem com o desenvolvimento da floresta sustentável.
PODE LHE INTERESSAR
Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA
A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.
Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país
O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.
Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária
A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.




















