Três holofotes de incêndio em Penco acendem os alertas sobre a intencionalidade
A Corporação Chilana de Wood - Corma, expressou preocupação com a intenção do incêndio florestal, após a noite de sexta -feira, 5 de setembro, às 18h30, três incêndios de incêndio foram registrados no setor de Playa Negra da Commune Penco, na região de Biobío, duas dentro da terra da empresa Arauco e uma na área de interface próxima à área de interface.
A fumaça foi detectada graças às câmeras de detecção de incêndio com inteligência artificial (AI) da empresa Arauco, que analisam imagens para identificar padrões como fumaça e chamas, permitindo uma detecção mais rápida e precisa. Além disso, foi ratificado pelo pessoal da terra na época. O anterior permitiu uma resposta rápida de brigadas e bombeiros da comuna, para controlar as chamas em alguns minutos, também favorecidas pelas baixas temperaturas do dia. O Presidente do Departamento de Proteção da Floresta de Corma, Ramón Figueroa, disse que esse tipo de incêndio com multifocais não pode ser normalizado. Isso é um crime e, se alguém vê pessoas causando incêndios, deve denunciar imediatamente para impedir que o Biobío tenha sido um dos mais atingidos por incêndios florestais na última década, com perdas produtivas e sociais para a agricultura familiar camponesa. Dada essa realidade, o Instituto de Desenvolvimento Agrícola (INDAP) e a Corporação Chilena de Madeira (CORMA) assinaram um acordo de colaboração regional que busca fortalecer as competências dos agricultores em torno do gerenciamento de riscos e promover práticas de gestão segura em propriedades agrícolas. A Aliança se concretizará nos próximos meses com uma série de treinamento, palestras e oficinas práticas destinadas a usuários e equipamentos para a extensão do Programa de Desenvolvimento Local (Prodesal) e o Programa de Desenvolvimento Territorial Indígena (PDTI), iniciativas que juntas somam até 12.000 agricultores servidos. As mudanças climáticas e a experiência dos últimos anos tornam necessário que nossos usuários estejam preparados para evitar emergências que colocam em risco suas vidas e a produção regional de alimentos. Thanks to this agreement we will deliver simple, applicable and effective tools, in line with our new Risk Management and Climate Change policy of INDAP, ?said Fabiola Lara, regional director of INDAP Biobío. According to statistics of the National Forestry Corporation (CONAF), during the 2022-2023 season in the Biobío region, 181,796 hectares were It catastrated about 1,300 producers and producers affected by forest fires, a large Parte deles localizados nas comunas de Santa Juana, Tomé e nascimento.
PODE LHE INTERESSAR
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência
Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.





















