Três holofotes de incêndio em Penco acendem os alertas sobre a intencionalidade
A Corporação Chilana de Wood - Corma, expressou preocupação com a intenção do incêndio florestal, após a noite de sexta -feira, 5 de setembro, às 18h30, três incêndios de incêndio foram registrados no setor de Playa Negra da Commune Penco, na região de Biobío, duas dentro da terra da empresa Arauco e uma na área de interface próxima à área de interface.
A fumaça foi detectada graças às câmeras de detecção de incêndio com inteligência artificial (AI) da empresa Arauco, que analisam imagens para identificar padrões como fumaça e chamas, permitindo uma detecção mais rápida e precisa. Além disso, foi ratificado pelo pessoal da terra na época. O anterior permitiu uma resposta rápida de brigadas e bombeiros da comuna, para controlar as chamas em alguns minutos, também favorecidas pelas baixas temperaturas do dia. O Presidente do Departamento de Proteção da Floresta de Corma, Ramón Figueroa, disse que esse tipo de incêndio com multifocais não pode ser normalizado. Isso é um crime e, se alguém vê pessoas causando incêndios, deve denunciar imediatamente para impedir que o Biobío tenha sido um dos mais atingidos por incêndios florestais na última década, com perdas produtivas e sociais para a agricultura familiar camponesa. Dada essa realidade, o Instituto de Desenvolvimento Agrícola (INDAP) e a Corporação Chilena de Madeira (CORMA) assinaram um acordo de colaboração regional que busca fortalecer as competências dos agricultores em torno do gerenciamento de riscos e promover práticas de gestão segura em propriedades agrícolas. A Aliança se concretizará nos próximos meses com uma série de treinamento, palestras e oficinas práticas destinadas a usuários e equipamentos para a extensão do Programa de Desenvolvimento Local (Prodesal) e o Programa de Desenvolvimento Territorial Indígena (PDTI), iniciativas que juntas somam até 12.000 agricultores servidos. As mudanças climáticas e a experiência dos últimos anos tornam necessário que nossos usuários estejam preparados para evitar emergências que colocam em risco suas vidas e a produção regional de alimentos. Thanks to this agreement we will deliver simple, applicable and effective tools, in line with our new Risk Management and Climate Change policy of INDAP, ?said Fabiola Lara, regional director of INDAP Biobío. According to statistics of the National Forestry Corporation (CONAF), during the 2022-2023 season in the Biobío region, 181,796 hectares were It catastrated about 1,300 producers and producers affected by forest fires, a large Parte deles localizados nas comunas de Santa Juana, Tomé e nascimento.
PODE LHE INTERESSAR
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!
Monaghan, Irlanda – novembro de 2025
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.





















