Como o biodiverso soa uma floresta? Um estudo revela que podemos ouvir a riqueza natural

Como o biodiverso soa uma floresta? Um estudo revela que podemos ouvir a riqueza natural

O experimento com fotografias e sons florestais mostrou que as pessoas são capazes de identificar quanta biodiversidade existem apenas observando ou ouvindo caminhar por uma floresta é uma experiência multissensorial. O intenso verde da folhagem, a filtragem de luz entre os galhos, o coro de pássaros ao amanhecer. Mas quanto realmente capturamos a biodiversidade que nos rodeia?

Um estudo inovador publicado na revista People and Nature revela que as pessoas podem reconhecer os níveis de biodiversidade, tanto para a visão quanto para o ouvido. E a coisa mais curiosa: os participantes eram ainda mais precisos, avaliando sons do que as imagens. Avine quantas espécies ... com os olhos fechados, é necessário ser um biólogo para perceber quando uma floresta está cheia de vida. 96 pessoas que foram divididas em dois grupos participaram deste experimento. Uma fotografias de diferentes florestas; Outros ouviram gravações desses mesmos lugares. Então, eles tiveram que classificar como o biodiverso cada ambiente lhes pareceu. O resultado ficou claro, mostrando que suas percepções coincidiram com a verdadeira biodiversidade que já havia sido medida pelo grupo de pesquisa. A equipe - liderada pelo Centro Alemão de Pesquisa Integrativa da Biodiversidade (IDIV) - descobriu que o olho humano é guiado por cores, densidade de vegetação, luz e estrutura da paisagem. Músicas, melodia, volume e até a sazonalidade do meio ambiente (por exemplo, os pássaros da primavera dos pássaros). De acordo com Kevin Rozario, co -autor do estudo, as pessoas reconhecem como o melódico são as canções dos pássaros, bem como as características físicas do som, como o volume ou percepção das estações. A descoberta tem implicações para a saúde mental e bem -estar. Este estudo reforça as descobertas anteriores. Em 2024, a mesma equipe mostrou que a biodiversidade percebida - não real - melhora a saúde mental no curto prazo. À medida que as cidades crescem e os espaços naturais evoluem, o design de ambientes urbanos ricos em biodiversidade visual e acústica pode melhorar as conexões humanas com a natureza, favorecendo a conservação e o bem -estar.Aletta Bonn, pesquisadora do IDIV e co -autor do estudo. Eles são destaques em uma declaração do idiv, essa evidência abre as portas para intervenções urbanas que consideram o que vemos e o que ouvimos: mais ruas verdes, parques que cantam, cidades onde a biodiversidade é ouvida. Entre pássaros e pessoas: uma conversa antiga na próxima vez que você passar por um parque ou reserva, pare um momento. Feche os olhos. O que você ouve? Se a música de um pássaro parece complexa, melódica e diversificada, você provavelmente está na frente de um lugar cheio de vida. Embora o estudo seja uma janela fascinante para nossa percepção, o grupo de pesquisa reconhece a necessidade de pesquisas futuras com uma representação demográfica mais ampla para refinar e fortalecer esses achados iniciais. Muitas culturas já intuitadas: a biodiversidade é observada, sente, ouvido ... e nos afeta. A natureza auditiva está, de certa forma, ouvindo como estamos conectados a ela.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Ler notícia »

TAEDA S.A.

SLG CONSTRUCCIONES

CASERMEIRO S.R.L.

ASERSUR MADERAS

AUTOPERFORANTES TEL

HERRAJES RIMAC

RAIES MADERAS S.A.

GONZALEZ TUDANCA

ASERRADERO EUZKADI

SERV-INT

MAQUINARIAS ABRAHAM

AGLOLAM SA

INGLAMIAUX

MARCELO F. CASTELLUCCIO

COMBILIFT

THERMWOOD

SHOPBOT CNC TOOLS

AFIPAR SH

FRUND STARK SA

CONTROL LOGIC

TRIPAYN SRL

JOESCAN