Sisinta: o mapa digital que transforma o conhecimento dos solos em uma ferramenta -chave para a produção

Sisinta: o mapa digital que transforma o conhecimento dos solos em uma ferramenta -chave para a produção

O Instituto de Solo INTA lançou o Sistema de Informações do Solo (SISINTA), uma plataforma que integra mais de 7.000 perfis de solo georreferenciados de todas as regiões do país. Essa ferramenta de acesso digital, gratuita e gratuita permite que produtores, técnicos e tomadores de decisão acessem informações precisas e atualizadas sobre as características e aptidões do solo em cada território.

O SISINTA (www.visor.inta.gob.ar) combina dados de campo e laboratório com a localização geográfica, permitindo que as pesquisas sejam realizadas por zona ou atributos específicos. As informações podem ser organizadas em séries ou projetos, baixando em diferentes formatos e sendo usados em software de análise, como formulários de cálculo, ferramentas estatísticas ou sistemas de informação geográfica (GIS). No caso das missões, as letras do piso dos departamentos de Guaraní e Lendro N. Alem foram recentemente incorporados, com informações importantes para planejamento produtivo. Em Guaraní, mais de 327.000 hectares foram aliviados, em um projeto que exigia dois anos de trabalho e a participação de 30 profissionais. Lucas Moretti, Doutor em Ciências Geológicas e Coordenador do Projeto pela INTA, ele explicou que essa cartografia semi -semiada permite calcular o índice de produtividade de cada gráfico, dependendo de diferentes culturas. É uma ótima ferramenta que o produtor possa acessar esse recurso de cultivar digitalmente e ver os solos característicos de sua localização e as recomendações para sua administração, para tomar decisões com base no conhecimento, disse ele. O Departamento Guaraní, em particular, apresenta desafios geográficos devido a seus solos na cordilheira e encostas pronunciadas. Graças aos mapas digitais, agora é possível identificar os diferentes graus de aptidão do solo e seus potenciais produtivos com maior precisão. Com essa ferramenta, o INTA está comprometido em democratizar o acesso ao conhecimento sobre solos argentinos, promovendo uma agricultura mais eficiente, sustentável e adaptada adaptada às particularidades de cada território.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Negócios, inovação e conteúdo da indústria de móveis em Fimma Brasil 2025

A feira terá mais de 300 marcas nacionais e internacionais, uma imersão em inovação e um espaço mais amplo para arquitetos e carpinteiros.

Ler notícia »

Card image cap Misiones | Pessoal de controle de trem para identificar madeira e combate a madeira ilegal

Em um esforço para reforçar os controles ambientais e impedir o tráfego ilegal de produtos florestais, o treinamento técnico foi desenvolvido sobre o reconhecimento de bosques nativos e exóticos de valor comercial, na Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Misiones (UNAM), em Eldorado.

Ler notícia »

Card image cap A floresta se transformou na maior pedra do mundo está na Argentina

No sul da Argentina, uma floresta antiga se converteu em estandes de pedra como um testemunho único da história natural do mundo e um emblema silencioso da profunda Patagônia.

Ler notícia »

PERFILES DEL SOL

THERMWOOD

PERIN Spa

MADERWIL S.A.

GONZALEZ TUDANCA

FORESTAL LAS MARÍAS SA

MADER-EXPO

SLG CONSTRUCCIONES

PRODUCTOS MIRO SRL

ENCHAPADORA SAN JUAN

CASERMEIRO S.R.L.

DECOFORMA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

TRIPAYN SRL

RAIES MADERAS S.A.

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

CONTROL LOGIC

EL COLONO FERRETERIA

SAN VICENTE MADERAS SRL

AUTOPERFORANTES TEL

ALCE HERRAJES SH

COMBILIFT