Espanha | Em Navarra, eles construíram a passarela de pedestres industrializada mais longa do mundo no rio Arakil
A Comunidade Foral Navarra comemorou uma nova conquista de engenharia sustentável com a instalação da passarela de pedestres de madeira mais longa do mundo. Com um comprimento de 86,8 metros, a estrutura conecta a caminhada do rio entre as cidades de Ibero e Etxauri, no rio Arakil, sem pilares intermediários e com uma estrutura de arco inovadora.
O trabalho foi executado pela Madergia Company, uma referência em construção em madeira, que fabricava e montou a passarela em sua fábrica AOIZ, dividindo o projeto em oito seções que foram transportadas para o local e montadas com precisão por grandes guindastes de grande tonelagem. Com um peso total de 106 toneladas, a passarela foi instalada em desvios anteriormente fundados nas duas margens do rio. A estrutura fica a cerca de 350 metros da cidade de Ibero, ao lado da confluência dos rios Arakil e Arga. No momento, os registros anteriores das passarelas de pedestres de madeira eram: o do rio Guadalhorce (Espanha, 70 metros), o do rio Neckar (Alemanha, 80 metros), o do rio Bow (Canadá, 80 metros) (China, 76 metros) e Anaklia (Geórgia, 84 metros). Com seus 86,8 metros, a nova passarela Navarra excede todas essas marcas. O projeto faz parte da expansão da caminhada do rio da região de Pamplona, ??adicionando uma nova seção de 4.468 metros. Essa extensão melhorará a conectividade de pedestres e ciclismo entre as cidades de Ibero e Etxauri, reforçando a rede verde que já atinge 63 quilômetros de viagem. O orçamento do prêmio do trabalho foi de 1.930.674,68 euros (sem IVA), dos quais 850.000 euros foram financiados pela recuperação, transformação e resiliência a Navarra, essa ação faz parte do plano de sustentabilidade turístico na região da Pamplona rural. Nos próximos meses, será concluído o condicionamento das seções restantes da caminhada com pavimento árido reciclado ou concreto, dependendo das condições do terreno e de sua vulnerabilidade às inundações. Esta nova seção adiciona às extensões anteriores feitas na seção do rio Elorz (2023), com 7 quilômetros entre os Cendas de Cizur e Galar, e a seção de Bajo Arga (2021), entre Arazuri e Ibero, com 5,2 quilômetros próximos ao rio. A instalação desta passarela representa um excelente exemplo de engenharia sustentável, turismo ativo e desenvolvimento territorial, com critérios de baixo impacto ambiental e alto valor patrimonial para Navarra.
PODE LHE INTERESSAR
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca
Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas





















