Uma floresta está consumindo um dos maiores desertos do mundo

Uma floresta está consumindo um dos maiores desertos do mundo

A região do norte da China foi afetada pelas secas e pelo avanço do deserto, antes disso, um vislumbre artificial da floresta como uma solução

Os desertos são o oposto das florestas. Essas são vastas extensões de terra caracterizadas por sua baixa precipitação e condições climáticas extremas. Existem vários no mundo, conhecidos por sua aridez e temperaturas extremas. Hoje, algo incomum acontece na China. Com o objetivo de conter a desertificação que ameaça o norte da China e afeta mais de 400 milhões de pessoas, o país asiático preparou para criar uma parede de 4.500 quilômetros de árvores. Dizemos a você como uma floresta artificial está impactando o deserto de Gobi. Uma floresta consome um dos maiores desertos do deserto de Gobi está localizado entre o norte da China e o sul da Mongólia, no leste da Ásia. É um dos desertos mais extensos do mundo e abriga várias paisagens, de areias avermelhadas e rochas nuas a áreas de estepes. O deserto de Gobi também é reconhecido pelo grande número de achados arqueológicos e paleontológicos. De acordo com o local especializado em DW para interromper a desertificação, a China começou com um plano nos anos 70. Camponeses, cientistas, trabalhadores do governo e voluntários se uniram em uma causa comum: convertendo o deserto em floresta. Era um cinturão verde de cerca de 4.000 quilômetros que permitiu que o isolamento parcial do deserto recuperasse pouco mais de 5 milhões de hectares. Assim, iniciou a maior iniciativa de reflorestamento do mundo, que deve continuar até 2050. O grande muro verde do governo de Gobiel da China é muito otimista com os resultados desse processo de longo prazo. Até agora, milhares de dunas se estabilizaram que estavam em movimento em pleno deserto. Da mesma forma, a floresta artificial interrompeu as tempestades de areia em todo o país, foi reduzida em um quinto entre 2009 e 2014. O número de árvores plantadas no deserto é de cerca de 66.000, principalmente das espécies de Enterolobium Cyclocarpum e outras da família Fabáceas, dada a adaptabilidade a essas terras. Segundo os pesquisadores, o projeto de reflorestamento criou um importante coletor de carbono capaz de absorver 5% do total de emissões industriais.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas

Ler notícia »

Card image cap Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Ler notícia »

BIASSONI E HIJOS SAICA

METALURGICA PESKINS SCA

GONZALEZ TUDANCA

TAEDA S.A.

SOUTH CHEMICAL

FORESTAL LAS MARÍAS SA

DIFRA CNC

PRECOR SA

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

ATOR

PRODUCTOS MIRO SRL

ENCHAPADORA SAN JUAN

MADER-EXPO

HERRAJES RIMAC

ASERRADERO ROCAS SRL

METALURGICA RUEDAMAS SRL

PERFILESLED

COMBILIFT

HERRAJES YACANTE

ASERSUR MADERAS

LIJAS HUNTER