Prêmio Interzum 2025: Inovação e sustentabilidade que transformam a indústria de móveis
Colonia, Alemanha - maio de 2025. A Feira Interzum está posicionada novamente como a meca de inovação para o setor de móveis e design de interiores. Este ano, o prestigioso Prêmio Interzum 2025 surpreendeu com uma abordagem renovada em sustentabilidade, apresentando soluções visionárias que redefinem o uso de materiais, processos e recursos em toda a cadeia de produção.
Em sua 13ª edição, o concurso avaliou 146 candidatos de 23 países, reconhecendo 66 propostas pendentes. Entre eles, doze receberam o maior reconhecimento: Best of the Best, uma distinção que destaca as idéias que combinam funcionalidade, design de vanguarda e comprometimento ecológico.Repensando os recursos: o coração verde da edição de 2025, o slogan repensando os recursos: soluções circulares e de base biológica, o evento não apenas recompensou o design estético e funcional, mas também comemorou a inovação que aposta em circularidade, biotecnologia e eficiência material.O Prêmio Interzum reflete o potencial transformador da indústria e como a sustentabilidade já é parte integrante de nossas decisões de design e desenvolvimento, disse Maik Fischer, diretor da Interzum.Uma das novidades foi a categoria especial Rethinging Resources, que reconheceu projetos como:Vida dinâmica de Häfele: Uma solução modular para casas compactas, que integra iluminação, mobilidade e desmontagem sem desperdício.Mattão Avançado Vita do Grupo Vita: um colchão eco-consciente feito de materiais reciclados e biocirculares.Linóleo puro do piso forbo: uma superfície natural que dispensa pigmentos artificiais, usando apenas ingredientes renováveis, como linho, madeira reciclada e calcário.Tecnologia, design e materiais do Future Interzum também destacaram produtos de alta engenharia, como o sistema retrátil Exedra2 de Salizar, os painéis regeneráveis ??do Zenit 3.0 do Alvic, ou as placas tridimensionais Zeus de Mia Srl. Todos eles marcaram uma tendência em design, funcionalidade e sustentabilidade.O júri, composto por especialistas internacionais em design, arquitetura e materiais, enfatizou o papel desses desenvolvimentos como promotores de mudança: Procuramos produtos mais utilizáveis, mais bonitos e mais responsáveis ??com o planeta, disse Vito Ora?em, diretor do Red Dot Design Center.Uma vitrine global para os projetos de ganhadores de prêmios de móveis é exposta no Koelnmesse Boulevard Nord em toda a feira (de 20 de maio a 23) e, desde 20 de maio, eles também estão disponíveis em uma exposição digital permanente que expande seu alcance para o público global.Com esta edição, a Interzum consolida seu papel como termômetro de inovação e sustentabilidade, comemorando não apenas o design de produtos, mas as idéias que mudam o futuro do habitat.
PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.





















