O estudo de 25 anos afirma que as florestas com cinco espécies de árvores capturam 57% mais carbono em comparação com as monoculturas
As florestas mistas armazenam mais carbono e fortalecem a luta contra as mudanças climáticas que as florestas desempenham um papel fundamental na captura e armazenamento de carbono, o que ajuda a reduzir a velocidade do aquecimento global. No entanto, nem todas as florestas têm a mesma capacidade de absorção e retenção de carbono. Um estudo recente da Universidade de Friburg mostrou que as florestas mistas, aquelas que contêm várias espécies de árvores, são significativamente mais eficientes na captura de carbono do que as monoculturas. Esses achados reforçam a importância de promover a diversidade florestal como uma estratégia -chave contra as mudanças climáticas.
Experiência de diversidade arbórea nos trópicos A investigação foi baseada em dados do experimento de Sardinilla no Panamá, iniciado em 2001 e considerou o experimento de diversidade das árvores tropicais tropicais do mundo. Ao longo dos anos, as árvores permitiram armazenamento de carbono a longo prazo. Os pesquisadores examinaram vários depósitos de carbono, incluindo biomassa de árvores, lixo de folhas e solo mineral. Em particular, as florestas mistas capturaram 57 % mais carbono em sua biomassa do que as florestas de uma única espécie. Pelo contrário, eles são fortalecidos. Durante o período do estudo, as florestas mistas demonstraram maior resistência a eventos climáticos extremos, como secas causadas pela criança e furacões. monoculturas. No entanto, os pesquisadores alertam sobre os limites da compensação de emissões plantando florestas. Eu exigiria um ano de crescimento em 11 hectares desse tipo de floresta. Entre eles, inclua: ? Promoção da biodiversidade: eles fornecem habitats e alimentos para várias espécies de fauna e flora ? Proteção contra pragas e doenças: sua diversidade reduz a propagação de pragas, evitando perdas de massa, como as que ocorrem em monoculturas ? A regulação da água e a estabilidade do solo: eles evitam a erosão, estabilizam o solo e protegem a ponte essencial e a água. Humano. Investir em florestas mistas representa uma estratégia essencial para mitigar o aquecimento global, melhorar a biodiversidade e garantir a estabilidade ecológica a longo prazo.
PODE LHE INTERESSAR
A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas
Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal
Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência
Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.
Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!
Monaghan, Irlanda – novembro de 2025





















