Revolução florestal: mais de cinco décadas de pesquisa e progresso

Revolução florestal: mais de cinco décadas de pesquisa e progresso

A inovação e a adaptação nas técnicas de cultivo posicionaram o Entre Ríos como líder na produção de Eucalyptus Grandis há mais de meio século, a INTA Concordia tem sido um pilar fundamental para o setor florestal em Entre Ríos e em toda a Argentina. Através do fornecimento de sementes e clones certificados e o estudo exaustivo das propriedades e usos da madeira, este instituto gerou informações e serviços estratégicos que promoveram o desenvolvimento florestal na região. O impacto da floresta no empresado

A província se destaca no mapa da floresta argentina com 139 mil hectares de plantações que representam 11,6% do total nacional. Esse impulso transformou a província no terceiro pólo industrial da floresta do país e as principais regiões ecologicamente favoráveis. Os pinheiros dominam essas plantações com 59% da área total, seguida por eucalipto com 27,5% e Salicáceas (salgueiros e choupos) com 6%. Investigação florestal na região. Carlos de la Peña, engenheiro florestal do instituto, explica que, embora os primeiros estudos sobre pinheiros e eucaliptos tenham sido publicados em 1956, não foi até décadas depois que uma abordagem integral foi desenvolvida sob o programa Florestal Nacional. Linhas de pesquisa que variam da seleção de espécies e locais de plantio até o gerenciamento adequado da madeira de acordo com seu destino industrial. gestão na região. Essa sinergia permitiu que as tecnologias fossem aplicadas rapidamente no campo, melhorando a produtividade e a sustentabilidade das plantações. Crescimento das raízes. A combinação de arado, draga e Camellón demonstrou ser a mais eficaz nesses solos. Um exemplo notável é a adaptação de Eucalyptus Grandis Wood às técnicas de construção, como a moldura de luz e as cabines de madeira. Além disso, o treinamento constante de operadores e empresas tem sido fundamental para o crescimento do setor. Sua madeira é fundamental na produção de papel devido às suas fibras longas e resistentes. Também é usado na construção de móveis e estruturas devido à sua durabilidade. No campo energético, é usado como biomassa para gerar energia renovável. Além disso, o óleo de eucalipto, extraído de suas folhas, é um ingrediente comum em produtos medicinais e cosméticos. As propriedades da madeira para vários usos industriais. Essas investigações buscam maximizar a eficiência e a adaptabilidade das plantações clonais. 50 anos a importância de acompanhar e promover pesquisas florestais. Seu trabalho não apenas melhorou a produtividade e a sustentabilidade das plantações, mas também explorou novos usos e aplicações da madeira de eucalipto, beneficiando toda a cadeia de produção. A aliança estratégica entre pesquisadores, empresas e produtores permanece essencial para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor florestal em emprestamentos e em toda a Argentina.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

CONTROL LOGIC

PERIN Spa

SHOPBOT CNC TOOLS

AGLOLAM SA

AFIPAR SH

HYMMEN

EL COLONO FERRETERIA

INGLAMIAUX

SERV-INT

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

HERRAJES MANDILE

HERRAJES NORTE

RAIES MADERAS S.A.

COMBILIFT

TRIPAYN SRL

ALCE HERRAJES SH

GRUPO EURO

FRUND STARK SA

HUGO DANIEL VALETTO

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

PIERMATTEI S.A.

ROSARIO ABRASIVOS SRL