Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?
É natural da Oceania, tem 150 anos e está localizado em um dos maiores parques do país. No coração do parque Pereyra Iraola, localizado na província de Buenos Aires, existe uma “árvore de cristal” que, ao longo dos anos, se tornou um dos principais atrativos turísticos do local.
Este exemplar gigantesco, que surpreende pelo diâmetro do tronco e pela copa repleta de ramos, sobrevive no mesmo local há 150 anos.
E, embora a ciência e a tecnologia avancem, quando esta “árvore de cristal” morrer, a espécie provavelmente desaparecerá do continente.
Qual é a história da única “árvore de cristal” da Argentina?
A única “árvore de vidro” da América chegou a esta região da província de Buenos Aires em meados da década de 1870, quando Leonardo Higinio Pereyra Iraola retornou ao país após uma viagem pela Oceania.
Ou seja, o argentino trabalhou para plantar 12 exemplares desta espécie, oficialmente conhecida como “Agathis Alba”, que é nativa do referido continente e, até agora, não estava presente no nosso.
Infelizmente, de todos os plantados, dois atingiram a idade adulta e apenas um sobreviveu até hoje nesta gigantesca propriedade natural compartilhada por Berazategui, Ensenada, Florencio Varela e La Plata.
Por que é chamada de “árvore de cristal”?
Uma das dúvidas que mais perdura ao longo do tempo, em relação a esta estranha espécie, é a razão do seu nome.
Assim, graças aos registros históricos, ficou comprovado que a “árvore do cristal” é assim chamada porque produz uma resina especial, capaz de brilhar à noite, como faria uma pedra preciosa.
Como esta espécie tão particular é protegida?
A única “árvore de vidro” da América é tão especial que extensas medidas foram tomadas para proteger o gigantesco exemplar, que compartilha a paisagem com 36% das espécies vegetais superiores de Buenos Aires.
Ou seja, a área onde é proposta recebe vigilância policial permanente. E, além disso, sua proteção aumentou desde que foi declarado Monumento Natural da Província de Buenos Aires.
De qualquer forma, como a espécie não consegue se reproduzir sozinha, é provável que desapareça do continente quando este único exemplar morrer.

PODE LHE INTERESSAR
Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a IA
Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.Uma das árvores mais bonitas do mundo, segundo análise de inteligência artificial, é a cerejeira japonesa (Sakura). Sua fama não se deve apenas ao seu aspecto visual, mas também por ser um símbolo de cultura.
Autoridades nacionais, regionais e setoriais participaram na cerimónia de abertura da ExpoFerretera 2 25
Buenos Aires, outubro de 2 25 – Na cerimônia de abertura coincidiram representantes de toda a cadeia de valor de hardware. Lá, o principal Os líderes do setor ratificaram o papel estratégico que os espaços de reunião e networking. Além disso, o segundo dia do evento transcorreu com uma agenda repleta de atividades.
Crise florestal sem precedentes: com 8,1 milhões de hectares destruídos, a meta de desmatamento zero está em perigo
Um novo relatório alerta que o planeta atravessa uma crise florestal sem precedentes. Em 2 24, as florestas sofreram destruição em grande escala, com uma perda permanente de quase 8,1 milhões de hectares em todo o mundo.





















