Prêmio internacional concedido a renomado artesão de madeira

Prêmio internacional concedido a renomado artesão de madeira

Este é Rubén Rodríguez, artista de El Bolsón escolhido para receber o primeiro lugar no Prêmio Luxo Sustentável da América Latina, cujo lema é preservar a cultura e as tradições locais. O trabalho que ele apresentou é simplesmente maravilhoso, uma noz esculpida num tronco radal que caiu durante uma tempestade e ele decidiu usar

Chama-se “Estudo de uma Noz” e venceu a categoria “Arte em Madeira” do “Prêmio Luxo Sustentável na América Latina”, distinção de cunho exclusivamente sociocultural, que tem como objetivo reconhecer anualmente a combinação de estética, beleza e qualidade no artesanato no universo do luxo na América Latina.
O júri foi formado por especialistas de diversos países da América do Sul e da França. Na ocasião, o artesão de Bolsonaro se inspirou “na topografia da Patagônia para sua criação e utilizou madeira de uma árvore radal, nativa da região. Seu trabalho foi exibido na exposição MATRIA e atualmente está em galerias de Paris e Amsterdã”, informou o Noticias DelBolsón.
“A palavra luxo está entre aspas, valorizando a questão ecológica do artesanato e a forma como a peça esculpida é construída, porque as mãos são usadas e por trás há uma história para contar. Tem até artesãos que vêm com a transmissão de seus conhecimentos de geração em geração”, disse o artista.
Acrescentou que “o prêmio é importante considerando aqueles que o ganharam, como Máximo Laura (Peru), um verdadeiro mestre e herói do tear, ou o mestre ourives Emilio Petarca (Buenos Aires), entre outros”.
A noz
Ele falou sobre como nasceu a ideia de esculpir uma noz “Não é uma cópia literal dos frutos secos, mas uma tarde às margens do Lago Puelo comecei a ver as dobras geográficas que apareciam em direção ao Cerro Cuevas e Las Lágrimas Baía. Como sempre tiro as goivas, comecei a esculpir um baú de maitén que encontrei.”

“Na verdade representa a paisagem da nossa serra e também esse fruto de Deus que simboliza a produção da região. As coisas que saem da madeira sempre têm a ver com algo interno que está sendo construído, junto com a vida”, explicou.
Rodríguez possui uma vasta carreira em exposições nacionais e internacionais, com reconhecimentos como o Fundo Nacional para as Artes; Prêmio Internacional Rural 2006; 12 primeiros prémios em feiras de artesanato nacionais (categoria madeira) e outros três primeiros prémios em esculturas. Da mesma forma, este ano a Assembleia Legislativa do Rio Negro distinguiu sua trajetória como escultor e artesão e declarou sua obra de interesse cultural e social. Da mesma forma, destacou que “estive expondo no Festival Nacional de Poncho (Catamarca), onde recebi um prêmio pelo conjunto da obra”.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

HERRAJES YACANTE

CASERMEIRO S.R.L.

BIASSONI E HIJOS SAICA

EL COLONO FERRETERIA

TEPELCO S.A.

CASTALY MACHINE

AGLOLAM SA

FARAM SRL

GRUPO EURO

JOESCAN

COMBILIFT

TRIPAYN SRL

ALCE HERRAJES SH

MARCELO F. CASTELLUCCIO

FRUND STARK SA

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

AUTOPERFORANTES TEL

INGLAMIAUX

KCD SOFTWARE

SAN VICENTE MADERAS SRL

CONTROL LOGIC

ASERRADERO EUZKADI