Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”

Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”

Esta é uma compilação de notas de pesquisa e opiniões de cientistas argentinos, com colaborações internacionais, sobre ciências florestais. A Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal (REDFOR), que faz parte das Redes Institucionais Orientadas à Solução de Problemas (RIOSP) do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), que depende da Gerência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Conselho, apresenta o livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”. É o segundo livro da Rede, em conjunto com a revista Argentina Forestal, que compila dois anos de publicações sobre as atividades de pesquisa de diferentes grupos no país e no mundo e diferentes abordagens para pensar a ciência e a tecnologia florestal.

Como explica Cristina Area, pesquisadora do CONICET do Instituto de Materiais de Misiones (Universidade Nacional de Misiones – CONICET), uma das autoras e editoras do livro, parte dos objetivos de REDFOR.ar é gerar os mecanismos necessários para abordar e divulgar na sociedade o papel social, cultural e a importância ambiental e económica das florestas. Por isso foi criada a Comissão Permanente de Comunicação, através da qual surgiu a aliança estratégica com a Argentina Forestal. “Esta aliança tem permitido divulgar o trabalho de investigadores e extensionistas sobre questões relacionadas com a Internet neste importante meio”, afirmou o cientista. “No entanto, a possibilidade de compilar os artigos em livro proporciona uma permanência diferenciada, permitindo-nos atingir um público mais amplo e ampliado ao longo do tempo”, acrescentou Area.
Por sua vez, Ana María Lupi, engenheira florestal do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e uma das editoras do livro, disse: “É uma nova conquista da REDFOR.ar em aliança com a Argentina Forestal”. E continua: “Isso demonstra que o networking, reunindo grupos de diferentes temáticas e espaços geográficos, resulta em maior aprendizado e sinergia na disseminação do conhecimento”. Lupi valorizou a contribuição de grupos de pesquisa do exterior, com destaque especial para as equipes da Colômbia.
A edição aborda temas como inovação, silvicultura, meio ambiente, tecnologia, indústria e diversos artigos de opinião sobre ciências florestais. O material, que contém 21 artigos de opinião e 16 artigos técnicos, foi produzido por membros do setor público e do sistema acadêmico e científico do país. Assim, o livro possui 275 páginas que podem ser abordadas por diversos públicos.
REDFOR.ar é uma iniciativa conjunta de instituições ligadas às ciências florestais. É formado por professores, pesquisadores e diversas instituições ligadas à educação, ciência e tecnologia florestal. O objetivo da Rede é coordenar as ações de geração e transferência de conhecimento técnico-científico relacionado ao setor.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

FRUND STARK SA

PERIN Spa

MADERAS KIKUE

RAIES MADERAS S.A.

HUGO DANIEL VALETTO

MARCELO F. CASTELLUCCIO

DIEGO LAVISTA LLANOS

ROSARIO ABRASIVOS SRL

THERMWOOD

KCD SOFTWARE

INGLAMIAUX

SERV-INT

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

COMBILIFT

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

HYMMEN

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

VIALRO

CONTROL LOGIC

SHOPBOT CNC TOOLS

AUTOPERFORANTES TEL