Produção para conservação | A Reunião Anual da Rede de Paisagens Produtivas Protegidas da região será realizada em Jujuy

Produção para conservação | A Reunião Anual da Rede de Paisagens Produtivas Protegidas da região será realizada em Jujuy

Organizado pela Fundação ProYungas e pela empresa Ledesma, o encontro anual do Red PPP acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro em Calilegua, Jujuy.

Referências de mais de 35 empresas, organizações da sociedade civil, autoridades ambientais, representantes da cooperação internacional, acadêmicos e técnicos se reunirão para compartilhar boas práticas, conquistas e continuar promovendo o crescimento do Programa de Paisagem Produtiva Protegida (PPP) no Grande Norte da Argentina e países vizinhos.

O PPP, iniciativa criada pela ProYungas em 2010, é um modelo de gestão do território que busca integrar de forma coerente a produção e conservação da natureza em ambientes de alto valor ambiental. Hoje o programa inclui mais de 30 empresas da Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia, com uma área total de cerca de 2,5 milhões de hectares, dos quais mais de 36% são áreas naturais.

O encontro está enquadrado no projeto “Paisagem Produtiva Protegida no Grande Norte da Argentina”, executado pela Fundação ProYungas, em conjunto com as instituições parceiras FSC e Hábitat & Desarrollo, co-financiado pela União Europeia.

Programa completo do evento

Membros da Rede PPP

Hoje o Programa conta com uma Rede de empresas e organizações produtivas implementadoras do PPP, organizações parceiras pertencentes à sociedade civil e outras instituições que apoiam a implementação do programa, e aliados estratégicos.

Empresas e organizações produtivas: Ledesma, San Miguel, Citrusvil, Citromax, Arauco, Forestal Argentina, Bosques del Plata, Argenti Lemon, Vicente Trapani, Arcor, Romar, Suriyaco, Veracruz, Navar, Las Marías, Holcim, NOCE, Mistol Ancho, Agro Catamarca, Fortín Chacabuco, Associação de Pequenos Produtores Agrícolas de Quebracho (na Argentina); Arauco (no Chile); Cooperativa Neuland, agrupados pecuaristas da Estância Santa Herminia, Estância Doña Nidia, Estância Tres Marías e Estância 26 (no Paraguai) e; San Lorenzo (na Bolívia).

Organizações parceiras: Fundação ProYungas, The Nature Conservancy, Fundação Hábitat y Desarrollo (na Argentina); Fundação Moisés Bertoni, Wildlife Conservation Society (no Paraguai) e; Fundação para a Conservação da Floresta Chiquitano, PROMETA (na Bolívia).

Aliados estratégicos: FSC Argentina, Associação Argentina de Produtores de Semeadura Direta (AAPRESID), Chaco Networks, UICN, Instituto de Ecologia Regional (CONICET-UNT), Instituto de Biologia Subtropical (CONICET-UNaM), Centro de Estudos Ambientais e Sociais Territoriais (FCA , UNJu), Centro de Pesquisas da Mata Atlântica, ALLCOT; Bolívia: FUNDESNAP.

Link para más información sobre Programa PPP


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

HERRAJES NORTE

JOESCAN

AUTOPERFORANTES TEL

DIEGO LAVISTA LLANOS

ROSARIO ABRASIVOS SRL

PERIN Spa

SAN VICENTE MADERAS SRL

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

SHOPBOT CNC TOOLS

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ENCHAPADORA SAN JUAN

DECOFORMA

ATOR

MADER-EXPO

HERRAJES RIMAC

ASERRADERO ROCAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

METALURGICA PESKINS SCA

TAEDA S.A.

SLG CONSTRUCCIONES

MAQUINARIAS ABRAHAM

WEMHONER Surface Technologies