FAIMA realizará o 144º Congresso Madeireiro Argentino em Buenos Aires no dia 1º de dezembro
Prestes a comemorar seus 90 anos de história na liderança da indústria madeireira, a Federação Argentina das Indústrias Madeireiras e Afins (FAIMA) organiza o 144º Congresso da Madeira no dia 1º de dezembro de 2023, em Buenos Aires. Se reunirão as vozes e protagonistas mais importantes ligados à madeira argentina, à economia e ao mercado. Um dia inteiro para debater, analisar o contexto político atual e aprender mais sobre uma indústria que tem potencial para impulsionar a economia nacional.
Numa segunda etapa anual, e depois deste clássico encontro ter sido realizado em maio na província de Santiago del Estero, a Federação Argentina das Indústrias Madeireiras e Afins (FAIMA) organiza mais uma vez o 144º Congresso Madeireiro. Desta vez será no dia 1º de dezembro de 2023, das 8h30 às 18h, no Hotel Ker San Telmo, na Avenida Paseo Colón 455, na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
Se reunirão as vozes e protagonistas mais importantes ligados à madeira argentina. Um dia inteiro para debater, analisar e aprender mais sobre uma indústria que tem potencial para impulsionar a economia nacional. Serão abordados temas de gestão empresarial, sustentabilidade, mercados, inteligência artificial e tecnologias na indústria madeireira, construção em madeira, entre outros temas econômicos atuais.
“A FAIMA apela a toda a indústria conexa para que se junte ao seu 144.º Congresso Madeireiro”, assinalam numa nota de imprensa da entidade que representa 28 câmaras espalhadas pelo país, das quais toda a cadeia produtiva composta por fabricantes e comerciantes de mobiliário, produtores de contentores e paletes, pisos e revestimentos, molduras, serrarias, carpintarias em geral, fabricantes de aberturas, madeiras e peças para construção, chapas, folheados, madeiras compensadas, aglomerados e fibras, pellets de madeira, habitações industrializadas e muito mais fabricantes de madeira.

PODE LHE INTERESSAR
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.





















