
APICOFOM prevê construção de edifício em madeira para promover os benefícios do material, a sua resistência e adaptação arquitectónica
O processo do projeto começou com treinamento ministrado por profissionais brasileiros especializados em construção em madeira da empresa KATA OFFSITE. A atividade enquadra-se nas ações que a entidade realiza para promover e consolidar a inovação na utilização desta matéria-prima.
O empresário madeireiro Pedro López Vinader e secretário da Associação de Produtores, Industriais e Comerciantes Florestais de Misiones e Corrientes (APICOFOM), referiu-se ao projeto que têm em andamento, para construir e instalar um edifício estrutural de 3 a 5 andares totalmente em madeira, em um espaço de grande visibilidade na cidade de Posadas, com o objetivo de mostrar o potencial da indústria e da matéria-prima, seus benefícios em favor do cuidado com o meio ambiente, a rapidez e agilidade deste sistema construtivo, e sua adaptação a projetos e arquitetura.
Além disso, procuram que a obra emblemática permita expor “a atratividade arquitetónica que representa a agregação do design e a utilização de tecnologias avançadas a nível mundial como a que temos em Misiones”.
“Este ponto de encontro também nos permitirá realizar campanhas de sensibilização, consolidar o posicionamento que Misiones tem nesta área a nível nacional, agregar mais um ponto de atração turística e profissional e mostrar o potencial das nossas empresas e das dezenas de milhares de pessoas que compõem a família florestal industrial da região”, comentou o empresário.
Neste contexto, convidaram os fundadores brasileiros da empresa KATA OFFSITE, Ramón Pollnow e Frederico Oliveira, com vasta experiência em tecnologias de construção, sistemas de produção e desenvolvimento de produtos para construção modular externa.
A atividade organizada pela APICOFOM enquadra-se nas ações que a entidade realiza para promover e consolidar a inovação na utilização desta matéria-prima.
Durante a palestra, eles detalharam seu trabalho e especificidade, e as políticas públicas realizadas por diferentes estados do Brasil para promover a combinação virtuosa da indústria florestal e da produção habitacional.
A delegação foi integrada por Ramon Pollnow (Engenheiro Civil e Industrial da Madeira); Frederico Oliveira (Engenheiro Industrial da Madeira e Especialista em Engenharia de Produção); e Felipe Biffi (Engenheiro Civil e Especialista em Gestão de Projetos BIM).
Em representação da APICOFOM participaram o secretário Pedro López Vinader, arquitetos e técnicos de empresas dedicadas ao ramo, profissionais afins, Gregorio López Moreno (em representação do escritório EVOECO) e a gestora institucional Cristina Ryndycz.
Nos dias anteriores, os brasileiros visitaram a fábrica de habitações de madeira industrializada - localizada na cidade de Posadas - junto com técnicos do IPRODHA, e realizaram uma reunião de trabalho com os parceiros daquela fábrica.
“Brasil promove a indústria de base florestal”
Durante a sua apresentação, Ramón Pollnow forneceu numerosos detalhes relacionados com os primórdios da empresa e a experiência que todos os seus membros têm no assunto, exemplos de construção com madeira em residências unifamiliares e multifamiliares, edifícios de vários andares e centros comerciais; e falou sobre as políticas estatais para promover a construção de habitação social, altamente necessária para satisfazer a procura atual e futura.
Eles destacaram que “a tecnologia que vimos na fábrica habitacional localizada em Posadas é de última geração, de nível europeu sem dúvida e superior à que temos no Brasil no momento, e tem um alto potencial de desenvolvimento”.
Ele citou ainda que o Estado de São Paulo, diante das enchentes e deslizamentos registrados há alguns meses, exigiu 500 casas para destinar às famílias atingidas, e optou pelo sistema construtivo de madeira por representar a solução mais rápida e eficiente, entre outras benefícios positivos. . “A entrega dessas unidades, que representam uma necessidade urgente para essas famílias, estão em fase final de produção e posterior instalação.”
Ressaltaram que, com base em inúmeras pesquisas e experiências nos países mais desenvolvidos sobre o tema, “construir com madeira representa muitas ações favoráveis ao meio ambiente e à eficiência energética, e possui altos índices industriais em produtividade, desempenho, custos e rapidez de resposta” .

PODE LHE INTERESSAR

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

O 78º aniversário da Apicofom nos encontra como uma instituição de referência da indústria nacional florestal, resultado de um trabalho constante, coerente e responsável. Quase 8 décadas são refletidas hoje em um presente sólido, com a legitimidade que nos apoia ao promover, propondo e implementando ações setoriais em todos os níveis em que as políticas públicas são decididas.

Um estudo sobre INTA determinou que a madeira de choupos produzidos nos vales do norte da Patagônia tem características para seu uso na construção.