Construção de casas

Construção de casas

“A madeira é um material resistente, sustentável e mais rentável a longo prazo”, afirmam da FAIMA.

Da Federação Argentina da Indústria Madeireira e Afins (FAIMA) iniciaram uma campanha de divulgação sobre os benefícios do uso da madeira na construção habitacional, onde começaram principalmente marcando cinco motivos: “É um material com menor impacto ambiental em comparação com outras construções materiais, tem maior eficiência energética, é resistente e de qualidade, tem alto poder de isolamento e grande flexibilidade de projetos ou adaptação”, listaram.
Da Federação Argentina da Indústria Madeireira e Afins (FAIMA) marcaram os 5 principais motivos para escolher a madeira para a construção de casas, considerando que há cada vez mais novas obras, ampliações, projetos e construções de casas e edifícios que buscam contribuir para os seus habitantes a máxima poupança de energia possível.
Desde a orientação, materiais, revestimentos, estruturas e outros elementos, a madeira é o denominador comum que une todos, pelas suas características e propriedades naturais como o isolamento térmico e acústico, indicam em comunicado da federação.
“Atualmente, o mercado da construção em madeira na Argentina vive um processo de crescimento sustentado, apesar das dificuldades que surgem pelo caminho. Em comparação com há 10 ou 20 anos, observa-se uma mudança significativa na procura e na oferta de construções com madeira” afirma Daniel Vier, vice-presidente da FAIMA e especialista em construção com madeira.
“Há alguns anos, a madeira não era considerada um material de construção relevante na Argentina e era utilizada principalmente em elementos decorativos ou em construções rurais. Hoje, devido à necessidade de construir casas mais eficientes e sustentáveis, a madeira tem sido cada vez mais utilizada na construção.”
• MENOS IMPACTO AMBIENTAL
A construção de estruturas de madeira é benéfica para o ambiente em comparação com outros recursos devido ao impacto mínimo que tem na cadeia de abastecimento. O custo de fabrico, transporte e construção de casas e edifícios com estrutura de madeira é consideravelmente mais barato do que as alternativas de aço e betão, a madeira utiliza imediatamente menos energia e é uma solução verde.
Além disso, a madeira captura carbono, garantindo que a emissão de gases de efeito estufa do projeto seja mínima.
Além disso, a Avaliação do Ciclo de Vida de Longo Prazo (ACV) da madeira é muito melhor do que a do aço ou do concreto. Isto significa que as obras de madeira e madeira maciça têm uma taxa global de consumo de energia mais baixa em todas as etapas do processo, desde a recolha de materiais até aos efeitos a longo prazo da manutenção.

• MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Na verdade, vários estudos indicam que 40% do consumo de energia na Europa provém dos edifícios, além de ser responsável por 30% das emissões de CO2 para a atmosfera.
Estes dados são muito significativos porque destacam a necessidade de apostar em materiais sustentáveis ​​– como a madeira – que melhoram a eficiência energética das casas e contribuem para poupanças energéticas significativas.
A madeira é o único material de construção renovável. Uma alternativa altamente recomendada que se destaca pelas suas propriedades higroscópicas, ou seja, pela sua capacidade de absorção da humidade ambiental. Esse fator soma-se ao seu ótimo comportamento como isolante térmico e contribui para a manutenção da temperatura interna por mais tempo, o que reduz o consumo relativo ao uso de aparelhos e sistemas de ar condicionado.
Estas propriedades fazem dele o produto ideal para alcançar um alto grau de eficiência na construção. Mas, além disso, possui grande capacidade de absorção de sons. Ou seja, funciona também como isolante acústico, melhorando o conforto interior e aumentando o bem-estar dos utilizadores.
• QUALIDADE EXCELENTE
A beleza natural da madeira proporciona serenidade e harmonia, o seu aroma, o seu parceiro com as árvores, tanto em pé como transformadas em tectos, paredes, pavimentos e móveis melhoram a qualidade do ar, reduzem o stress e promovem uma sensação de bem-estar. produtivo para a agilidade mental, tanto para o ambiente acadêmico quanto para o trabalho.
“A Argentina possui extensas áreas florestais e uma grande variedade de espécies de madeira, o que proporciona uma base sólida para o fornecimento de materiais e diversidade na construção em madeira”, acrescenta Vier sobre este ponto.
• ALTO PODER DE ISOLAMENTO
Ao contrário do aço e do concreto, a estrutura celular da madeira retarda a perda de calor. Isso significa que a estrutura de madeira é um bom isolante natural para qualquer projeto e pode gerar uma conta de energia mais barata.
A estrutura de madeira não só é boa para captar o calor nos meses mais frios, mas também para mantê-la afastada.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

AGLOLAM SA

DIEGO LAVISTA LLANOS

SERV-INT

ALCE HERRAJES SH

FARAM SRL

RAIES MADERAS S.A.

SAN VICENTE MADERAS SRL

ROSARIO ABRASIVOS SRL

VIALRO

SHOPBOT CNC TOOLS

LYH PLACAS

HYMMEN

COMBILIFT

THERMWOOD

TRIPAYN SRL

AFIPAR SH

AUTOPERFORANTES TEL

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

HERRAJES NORTE

CORCHOLINEA

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

JOESCAN