Tucumã | A reserva florestal de Santa Ana nas Yungas foi declarada um novo parque provincial

Tucumã | A reserva florestal de Santa Ana nas Yungas foi declarada um novo parque provincial

O governo da província de Tucumán avançou na recategorização da Área Natural Protegida Santa Ana, de 14.500 hectares, como parque provincial

Surge do esforço nas negociações entre o Ministério de Desenvolvimento Produtivo de Tucumã, os legisladores provinciais e a Fundação Rewilding Argentina. É uma das maiores áreas naturais protegidas em Tucumán, bem como a área protegida mais ao sul em Yunga.
O regulamento, que declara este território de 14.500 hectares como "área natural protegida", também prevê diferentes ações destinadas a "conseguir a recomposição gradual da biodiversidade do ecossistema de Las Yungas".
Confrontado com o Parque Nacional Aconquija e situado na antiga Reserva de Santa Ana, criada em 1972 no terreno de um antigo engenho de açúcar, este novo Parque Provincial aumentou assim a proteção de uma das porções mais meridionais e importantes da floresta serrana. yungas, incluindo setores altamente ameaçados da floresta de sopé.
“O projeto ambiental também contempla a restauração ecológica do local, por meio da reintrodução de espécies extintas e da recuperação de espécies ameaçadas, a fim de recompor a fauna do ecossistema Yungas e favorecer o corredor de biodiversidade que forma as duas áreas protegidas”, indicou da ONG Rewilding Argentina.
Além disso, o novo parque prevê o uso público da área, o que exigirá o planejamento do desenvolvimento de infraestruturas de turismo de natureza e proporcionará novas oportunidades de desenvolvimento para as comunidades vizinhas.
A unidade está localizada no sudoeste da província de Tucumán, ocupando parte das terras que pertenciam à antiga Usina Santa Ana, localizada na área de Aguilares.
Localiza-se biogeograficamente nas Yungas, estendendo-se sobre serras relativamente baixas e suavemente quebradas mais afastadas do Aconquija, encostadas nos Cumbres de Santa Ana, constituindo parte da bacia do rio Chico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

HERRAJES YACANTE

ATOR

PRECOR SA

ASERRADERO EUZKADI

CASERMEIRO S.R.L.

GONZALEZ TUDANCA

SLG CONSTRUCCIONES

PRODUCTOS MIRO SRL

TAEDA S.A.

DECOFORMA

HERRAJES RIMAC

LIJAS HUNTER

ASERSUR MADERAS

ASERRADERO ROCAS SRL

METALURGICA RUEDAMAS SRL

DIFRA CNC

MADER-EXPO

METALURGICA PESKINS SCA

FORESTAL LAS MARÍAS SA

ENCHAPADORA SAN JUAN

PERFILESLED

PERFILES DEL SOL