Neuquén | Monitoram com um mapa sanitário inovador o trabalho de controle do sirex noctilio que afeta as plantações de pinus

Neuquén | Monitoram com um mapa sanitário inovador o trabalho de controle do sirex noctilio que afeta as plantações de pinus

Neuquén busca se tornar uma vanguarda na luta contra uma vespa que não desiste

A vespa afeta maciçamente as florestas de pinheiros. A província é a primeira a elaborar um mapa sanitário que monitora e permite comparar o avanço do sirex noctilio, espécie conhecida como "pinheiro varredor".
O governo da província, em conjunto com o INTA e o SENASA, implementa um novo método que permite a comparação gráfica dos dados obtidos em levantamentos aéreos (de helicóptero) em 2019 e 2023. Esta tarefa foi coordenada com a assessoria do INTA EEA Bariloche.
No primeiro sobrevoo foi possível identificar que mais de 80% das plantações estavam em condições sanitárias satisfatórias, ou seja, com níveis de dano de pragas inferiores a 10%.
Já com a operação deste ano, concluiu-se que as condições sanitárias foram mantidas, apesar das condições de estiagem que afetam negativamente as árvores, gerando condições favoráveis ​​para o ataque do Sirex.
A subsecretária de Produção, Amalia Sapag, comemorou o complexo método e destacou que Neuquén é a única província do país que o utiliza. “O técnico do INTA com a nossa equipa esteve a trabalhar nisso e depois o que se faz é o levantamento aéreo, preenchimento de formulários e filmagens, com um campo visual específico, marcando-o, e depois complementa-se com uma vistoria de campo”, explicou o responsável. .
Além disso, o mapa sanitário pode ser consultado pelos produtores e interessados ​​neste site.
A vespa broca do pinheiro é um inseto que cumpre seu ciclo dentro da madeira; somente no estado adulto passa a vida fora da árvore.
Os adultos emergem das árvores, deixando um buraco considerável na casca, vivem alguns dias e não se alimentam. Tem um período de voo curto, abrangendo o verão e parte do outono, dependendo da área e das condições meteorológicas (especialmente temperatura).
Os machos emergem cerca de uma semana antes das fêmeas. Acasalam na altura das copas das árvores onde se concentra um maior número de machos. Após o período inicial de voo, as fêmeas procuram árvores enfraquecidas para inserir os ovos (aproximadamente dois por galeria) sob a casca, fazendo furos únicos ou múltiplos com a ajuda de seu ovipositor.
Embora em Neuquén ainda seja necessário realizar a comprovação de campo dos dados obtidos, o mapa sanitário mostra os dados provisórios da pesquisa que mostra que na província 27% das plantações não registram sintomas da doença, que se refere a cerca de 15.359 hectares com 0% de afetação aparente.
A afetação é incipiente (5%) em 10.848 hectares (19%) e leve em 16.524 hectares (29%). O restante divide-se em moderado, severo e extremo, não atingindo maiores volumes, sendo a área pesquisada a nível provincial de 56.175 hectares.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

ASERRADERO EUZKADI

TEPELCO S.A.

KCD SOFTWARE

HERRAJES MANDILE

GRUPO EURO

ROSARIO ABRASIVOS SRL

MARCELO F. CASTELLUCCIO

HUGO DANIEL VALETTO

PERIN Spa

COMBILIFT

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

AGLOLAM SA

METALURGICA PESKINS SCA

DIEGO LAVISTA LLANOS

ALCE HERRAJES SH

ASERRADERO ROCAS SRL

CONTROL LOGIC

HYMMEN

VIALRO

DECOFORMA

INGLAMIAUX

TRIPAYN SRL