No Chile eles avançam em uma mesa de trabalho com arquitetos

No Chile eles avançam em uma mesa de trabalho com arquitetos

Promover a construção com madeira em altura

O Centro Nacional de Excelência da Indústria Madeireira (CENAMAD) e a Associação de Escritórios de Arquitetos do Chile (AOA) concordaram em formar um Grupo de Trabalho para promover a construção com madeira em altura. Eles projetam um trabalho colaborativo que inicia seminários, palestras e demonstração de casos de sucesso que incentivam os diferentes atores a trabalhar em projetos com madeira.
O Centro Nacional de Excelência da Indústria Madeireira, CENAMAD, realizou nesta quarta-feira, 19 de julho, a primeira reunião estratégica com a Associação de Escritórios de Arquitetos do Chile (AOA), com o objetivo de levantar e identificar os principais gaps de cada um. players, que têm dificultado a concepção, execução e massificação de edifícios de madeira de médio e alto porte no país.
A reunião foi realizada nas instalações da AOA localizadas em Providencia. Durante um almoço corporativo, foi realizada a primeira mesa redonda com diferentes arquitetos representantes das empresas Archiplan, Izquierdo Lehman, Badia e Soffia, Gonzalo Mardones V. e Turner Arquitectos.
A gerente geral do centro, Francisca Lorenzini, juntamente com o vice-diretor de Transferência, Felipe Victorero; Apresentaram o trabalho que tem sido feito na última década em torno da construção em madeira. Da mesma forma, apresentaram as grandes vantagens ambientais desta materialidade, em comparação com as construções tradicionais com concreto.
Eles também explicaram os múltiplos benefícios ambientais e técnicos que nos levam a considerar a madeira como um privilégio para combater as mudanças climáticas.
A madeira é o único material de construção renovável e reciclável; tem capacidade de absorver CO2 e sua industrialização gera menos GEE que outros materiais; produz menos resíduos; é flexível e leve; resistente ao fogo; e aumenta a velocidade de construção com menor custo.
Os arquitectos levantaram diversas questões que surgiram da apresentação na mesa de trabalho: Existe algum financiamento para este tipo de projecto por parte da banca? Como podemos incluir o sector imobiliário nesta mesa de trabalho?
Ao mesmo tempo, apresentaram iniciativas relacionadas à industrialização da madeira; como a necessidade de gerar integração precoce de todos os atores envolvidos em um projeto de construção. Eles também consideraram que a estrutura da construção deveria ser redefinida.
“O desenvolvimento tecnológico é superinteressante. Vejo um olhar futuro sobre os materiais, a importância da madeira, do meio ambiente e da arquitetura. Sinto que é uma mesa de trabalho com arquitetos de alto nível que nos permitirá avançar nessas questões e poder preencher as lacunas que a indústria da madeira exige hoje", comentou Lucía Ríos, gerente geral da empresa, em o fim da reunião. AOA.
Por fim, os participantes concordaram em agendar cinco mesas redondas que serão realizadas durante o último semestre do ano. Espera-se que, a partir dos próximos encontros, se inicie um trabalho colaborativo que dê início a seminários, palestras ou apresentação de cases de sucesso que estimulem a construção com madeira em altura.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

SHOPBOT CNC TOOLS

ASERRADERO EUZKADI

EL COLONO FERRETERIA

EL COLONO FERRETERIA

TEPELCO S.A.

CASTALY MACHINE

GONZALEZ TUDANCA

HERRAJES RIMAC

LIJAS HUNTER

PRECOR SA

BIASSONI E HIJOS SAICA

PRODUCTOS MIRO SRL

ENCHAPADORA SAN JUAN

DIFRA CNC

SLG CONSTRUCCIONES

HERRAJES YACANTE

WEMHONER Surface Technologies

ATOR

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ASERSUR MADERAS

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

TAEDA S.A.