
Incêndio florestal na ilha grega de Rodes
Está fora de controle e causou evacuações em massa de turistas
Mais de 2.500 pessoas foram transferidas de barco para lugares seguros. Devido ao incêndio, quatro localidades do centro da ilha tiveram de ser evacuadas, enquanto as chamas destruíram pelo menos três hotéis e já atingiram a localidade de Laerma, no centro da ilha, onde queimaram casas , reportagem da mídia local.
Milhares de turistas foram evacuados este sábado na ilha grega de Rodes devido a um grande incêndio florestal, que está fora de controlo, e foram transferidos de barco para outros locais seguros da ilha.
Até agora, mais de 2.500 pessoas foram retiradas de barco da praia de Kiotari, na costa oeste da ilha, disse o porta-voz da Guarda Costeira Nikos Alexíu à televisão privada SKAI.
Devido ao incêndio, quatro localidades do centro da ilha tiveram de ser evacuadas, enquanto as chamas ameaçaram esta tarde vários hotéis da zona, causando graves danos em pelo menos três deles.
Em imagens divulgadas pela mídia grega, é possível ver como os turistas são transferidos em veículos para os pontos de evacuação na praia. Conforme relatado pelas autoridades municipais de Rodes, existem atualmente cerca de 8.000 turistas na área afetada, que serão transferidos para o aeroporto, caso desejem deixar a ilha, ou para outros locais seguros da ilha.
A Autoridade Portuária de Rodes decidiu requisitar todos os barcos turísticos da zona para ajudar na operação de evacuação.
Oito pessoas com problemas respiratórios leves tiveram que ser levadas para ambulâncias para atendimento médico. Segundo a Proteção Civil, os turistas estão a ser evacuados cumprindo as medidas de segurança necessárias e até ao momento não se registaram feridos.
O fogo já queimou milhares de hectares de floresta virgem e este sábado propagou-se para sul, alimentado por fortes ventos. A Grécia vive uma onda de calor extremo, com temperaturas que hoje ultrapassaram os 44 graus na zona centro do país, enquanto amanhã, domingo, se prevê que os termómetros cheguem aos 45 graus.
Por esta razão, as autoridades gregas já tiveram de decretar na semana passada o encerramento da Acrópole de Atenas durante as horas mais quentes do dia. Dois anos atrás, incêndios atingiram áreas recordes na Grécia.
No total, pelo menos 30.000 pessoas tiveram que ser deslocadas e, quando a ordem de evacuação foi dada esta tarde, cerca de 8.000 turistas estavam na área.


PODE LHE INTERESSAR

Para marcar um marco incrível-a produção de sua 100.000ª empilhadeira-o fabricante irlandês Combilift está oferecendo a chance de ganhar a empilhadeira multidirecional de Golden Combi-CBE, única através de uma competição muito especial.

Durante o mês de outubro e pelo segundo ano consecutivo, a cidade se tornará um cenário de talento. Através de uma excelente agenda de atividades, a plataforma tem como objetivo principal consolidar o posicionamento da cidade como uma referência regional no campo.

Com seu tronco imponente e capacidade de armazenar água, esta árvore é um símbolo de adaptação e sobrevivência nos ambientes mais extremos do planeta.