Uruguai | Construção do primeiro arranha-céu de madeira do país

Uruguai | Construção do primeiro arranha-céu de madeira do país

Construção terá início em novembro

O primeiro edifício de habitação ecológica será construído em Durazno pelo Ministério da Habitação e Ordenamento do Território. Embora ainda haja ajustes, sua construção começaria em novembro deste ano e teria prazo até setembro de 2024; o investimento será de cerca de US$ 3,5 milhões.
A Agência Nacional de Habitação (ANV) e o Ministério da Habitação e Ordenamento do Território (MVOT) assinaram em junho o acordo para continuar a avançar na definição do projeto que marca a construção do primeiro edifício alto em madeira, a desenvolver no cidade de Durazno com um total de 7 andares para habitação social.
Na semana passada, o presidente da Agência Nacional de Habitação (ANV), Arq. Klaus Mill, e o vice-presidente da ANV, Gustavo Borsari, reuniram-se com o ministro da Habitação, Raúl Lozano, e o diretor nacional de Habitação, Jorge Ceretta, estabelecer, através de um acordo, os termos que ambas as instituições realizarão no desenvolvimento e execução do primeiro projeto para a construção de casas de madeira em altura que será desenvolvido em Durazno, especificamente na capital do departamento.
“Este é o primeiro edifício de habitação social a ser construído no Uruguai e que envolve a América do Sul, com a ressalva de que o Chile também pode estar nesse processo. É um marco muito importante que o Sistema Habitacional possa ter uma edificação com tecnologia de madeira de média a alta qualidade, acompanhada, inclusive, por especialistas internacionais”, afirmou Mill.
Este projeto enquadra-se no concurso internacional de incentivo ao desenvolvimento de sistemas construtivos inovadores em madeira, aberto de 23 de janeiro a 15 de maio e para o qual se apresentaram cinco concorrentes nacionais e internacionais.
“No dia 15 de junho, a ANV fará a decisão e, a partir daí, os demais licitantes terão 10 dias de audiência para gerar questionamentos. Após esse período, o Conselho de Administração adjudicará o projeto ao licitante vencedor, que deverá começar a trabalhar no projeto executivo a partir de 6 de julho e iniciar os trabalhos em novembro”, disse o presidente da ANV.
Aguarda-se, portanto, a elucidação do acórdão, que será divulgado pela empresa que ficará responsável pela construção da estrutura.
Embora ainda haja ajustes a serem feitos, sua construção teria início em novembro deste ano e teria prazo até setembro de 2024; o investimento será de cerca de US$ 3,5 milhões.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Inovação florestal: novos clones de molho dirigem a indústria de madeira

Um desenvolvimento tecnológico baseado na melhoria genética permite aumentar a produtividade, reduzir os tempos de colheita e fortalecer a sustentabilidade da produção no delta do paraná

Ler notícia »

Card image cap A nova edição foi lançada!

Inspiração, inovação e o mais recente do mundo da madeira e dos móveis aguardam você.

Ler notícia »

Card image cap Na Patagônia, eles avaliam a qualidade da madeira de Álamos

Um estudo sobre INTA determinou que a madeira de choupos produzidos nos vales do norte da Patagônia tem características para seu uso na construção.

Ler notícia »

ENCHAPADORA SAN JUAN

MADER-EXPO

ASERRADERO ROCAS SRL

LIJAS HUNTER

GONZALEZ TUDANCA

HERRAJES YACANTE

CASERMEIRO S.R.L.

DECOFORMA

ASERSUR MADERAS

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

RAIES MADERAS S.A.

CORCHOLINEA

MARCELO F. CASTELLUCCIO

AFIPAR SH

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

TEPELCO S.A.

PIERMATTEI S.A.

HERRAJES MANDILE

ASERRADERO EUZKADI

VIALRO

INGLAMIAUX

GRUPO EURO