LIGNA 2023

LIGNA 2023

O principal show expande o status de líder mundial

Hannover, Alemanha. Ao longo de cinco dias, de 15 a 19 de maio, a LIGNA 2023, a principal feira comercial do mundo para marcenaria e processamento de madeira, apresentou uma infinidade de inovações, inspiração e networking. 1.300 empresas de 50 países apresentaram suas soluções para a indústria madeireira, moveleira, marcenaria e setor primário. O foco estava nas duas megatendências de sustentabilidade e digitalização. A resposta da Alemanha e de todo o mundo foi proporcionalmente alta. 80.000 visitantes de 160 países aproveitaram a oportunidade para se informar sobre máquinas inteligentes e processos de produção que economizam recursos.

A expectativa durante o período que antecedeu a feira foi alta. Expositores e visitantes ficaram entusiasmados por finalmente poder se reunir pessoalmente novamente após um hiato de quatro anos e testemunhar em primeira mão o poder inovador concentrado da indústria de processamento de madeira e madeira. “A LIGNA 2023 superou as altas expectativas de nossas empresas expositoras e visitantes, demonstrando que as máquinas, equipamentos e soluções apresentadas na feira estão abrindo caminho para uma indústria sustentável e digitalizada de madeira, móveis e construção”, disse o Dr. Jochen Köckler , Presidente do Conselho de Administração do grupo de empresas Deutsche Messe. “Impressionantes 60% dos visitantes vieram do exterior. A LIGNA fortaleceu ainda mais sua posição como a principal feira de marcenaria do mundo”.

“A LIGNA 2023 não foi apenas uma plataforma para apresentar novas tecnologias, mas também um local para transferência de conhecimento e networking”, disse o Dr. Bernhard Dirr, diretor administrativo da VDMA Woodworking Machinery. “A feira demonstrou que a indústria madeireira e de processamento de madeira oferece a seus clientes as tecnologias necessárias para uma produção competitiva e, ao mesmo tempo, sustentável. Tendo em vista a situação incerta enfrentada atualmente pela indústria madeireira e de processamento de madeira, o sucesso da LIGNA 2023 fala muito sobre seu status como fonte de impulso. Não só é um impulsionador para a indústria em tempos bons, mas acima de tudo, oferece soluções para os desafios futuros.”

Como resultado, máquinas, sistemas e processos inteligentes e conectados que tornam os custos e a produção mais eficientes tornaram-se particularmente populares entre a comunidade. Houve também uma forte demanda por soluções de automação e otimização de processos para amortecer o impacto da escassez de trabalhadores qualificados.

“Os visitantes puderam experimentar a transformação da indústria ao vivo em nossos pavilhões de exposição”, continuou Köckler. Toda a gama da cadeia de valor estava em exibição, desde máquinas e equipamentos para trabalhar madeira até ferramentas e processos de trabalho, robôs industriais e até exoesqueletos para apoiar especialistas de ofícios especializados e florestais. Muitas vezes, as máquinas em exibição não se limitam exclusivamente ao processamento de madeira, mas também podem ser usadas para vidro, plástico e materiais compostos. Segundo Köckler: “Móveis ou mesmo elementos de construção, por exemplo, são feitos de uma grande variedade de materiais. Portanto, é lógico que os expositores da LIGNA estejam expandindo seus portfólios de produtos e oferecendo a seus clientes uma ampla gama de opções”.

Um tema-chave da feira consistiu na importância da madeira como recurso renovável e seu papel no processo geral de descarbonização. Com isso, a construção em madeira está se tornando cada vez mais importante e abrindo novas oportunidades de mercado para a engenharia mecânica.

Os expositores da LIGNA 2023 apresentaram soluções que otimizam significativamente todas as etapas do processo de construção em madeira. Isso não apenas economiza custos, mas o uso dessa preciosa matéria-prima também pode ser projetado para ser o mais econômico possível. O setor de pisos e a indústria moveleira também têm cada vez mais a madeira como matéria-prima preferencial, pois a sustentabilidade é cada vez mais importante para os consumidores finais. Por exemplo, adesivos inovadores baseados em matérias-primas renováveis também ajudam a reduzir as emissões de CO2.

A LIGNA 2023 ofereceu aos visitantes um amplo programa de apoio com conferências, apresentações ao vivo, exibições especiais e cerimônias de premiação. No LIGNA.Stage no Hall 12, cerca de 90 palestrantes apresentaram as últimas novidades e tendências do mercado. A escassez de trabalhadores qualificados e questões de recrutamento também foram abordadas em uma área dedicada à promoção do networking entre trabalhadores qualificados e potenciais futuros empregadores.

Na visão de Köckler: "LIGNA 2023 demonstrou mais uma vez que é uma plataforma indispensável para a indústria madeireira. A feira não apenas promoveu a troca de conhecimento e experiência, mas também definiu o rumo para a marcenaria e processamento de madeira à prova de futuro e sustentável ."

A próxima LIGNA vai de 26 a 30 de maio de 2025.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

VIALRO

PERIN Spa

FRUND STARK SA

THERMWOOD

AFIPAR SH

PERFILES DEL SOL

SERV-INT

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

DIEGO LAVISTA LLANOS

GRUPO EURO

JOESCAN

AGLOLAM SA

HYMMEN

MARCELO F. CASTELLUCCIO

COMBILIFT

HERRAJES NORTE

ASERRADERO EUZKADI

FARAM SRL

RAIES MADERAS S.A.

MADERWIL S.A.

GONZALEZ TUDANCA

ENCHAPADORA SAN JUAN