Maior sustentabilidade na indústria de carpintaria e processamento de madeira

Maior sustentabilidade na indústria de carpintaria e processamento de madeira

Após quatro anos de espera, a LIGNA, a principal feira mundial da indústria de carpintaria e processamento de madeira, finalmente acontece ao vivo

Depois de quatro anos de espera, finalmente acontece ao vivo a LIGNA, principal feira mundial do setor de marcenaria e carpintaria, onde são expostas soluções para a indústria moveleira, o comércio de madeira e o setor. Sustentabilidade, digitalização, madeira como matéria-prima renovável e construção em madeira são os temas de destaque.

Na LIGNA, os visitantes poderão experimentar a inovação em máquinas, sistemas e demonstrações ao vivo, além de interagir pessoalmente. Mais de 1.300 empresas de 47 países estarão presentes de 15 a 19 de maio de 2023 em Hannover, na Alemanha.

O presidente da Deutsche Messe AG, Dr. Jochen Köckler, observou que a indústria está animada com o retorno da LIGNA e a possibilidade de mostrar o poder inovador concentrado na indústria após quatro anos de ausência.

A madeira, como material natural e renovável, tornou-se ainda mais procurada na indústria da construção e do mobiliário, devido ao seu contributo para a descarbonização. A construção em madeira ganhou espaço em relação aos métodos convencionais, abrindo novas oportunidades no setor de máquinas.

A sustentabilidade também é uma questão importante para a indústria moveleira. Os clientes valorizam cada vez mais a sustentabilidade na compra de móveis e a Comissão da UE está trabalhando em projetos legislativos para a transição para uma economia circular.

A LIGNA abrange todos os tópicos da indústria, desde máquinas e sistemas para trabalhar madeira até ferramentas e métodos de trabalho, digitalização, automação de produção e materiais inovadores. Cerca de 1.300 empresas apresentarão suas soluções e produtos a visitantes de todo o mundo.

Para além dos expositores habituais, serão muitas as empresas e startups a participar pela primeira vez. A feira também oferecerá um programa de eventos paralelos, como conferências, apresentações ao vivo e cerimônias de premiação.

A LIGNA também aborda a escassez de habilidades e recrutamento, oferecendo oportunidades para profissionais e empregadores se encontrarem. Há também espaços dedicados a startups e institutos de pesquisa e universidades que apresentam programas de P&D, treinamentos e programas acadêmicos.

A feira oferece um programa especializado para os ofícios de carpintaria, e inclui apresentações e workshops sobre eficiência energética e um dia dedicado exclusivamente aos carpinteiros.

Não se pode deixar de mencionar o campeonato Forwarder, onde serão exibidas habilidades de controle de máquinas de colheita de madeira em alto nível e entretenimento emocionante. Como tradição da LIGNA, será realizada uma cerimônia de plantio de árvores, onde uma bétula do pântano será escolhida como "Árvore do Ano".

A LIGNA é um encontro imperdível para todos os profissionais da carpintaria e transformação da madeira, um evento que se destaca pelo foco na sustentabilidade, inovação e construção


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

SLG CONSTRUCCIONES

BIASSONI E HIJOS SAICA

HERRAJES YACANTE

PRODUCTOS MIRO SRL

PERFILESLED

METALURGICA RUEDAMAS SRL

CASERMEIRO S.R.L.

FORESTAL LAS MARÍAS SA

METALURGICA PESKINS SCA

TEPELCO S.A.

HUGO DANIEL VALETTO

USNR

DIEGO LAVISTA LLANOS

PIERMATTEI S.A.

AGLOLAM SA

CASTALY MACHINE

MARCELO F. CASTELLUCCIO

HYMMEN

ALCE HERRAJES SH

VIALRO

TRIPAYN SRL

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.