Mendoza, sede do VII Congresso Florestal Latino-Americano: Um encontro ambiental com impacto

Mendoza, sede do VII Congresso Florestal Latino-Americano: Um encontro ambiental com impacto

Mais de mil participantes se reuniram no Centro de Congressos e Exposições Dr. Emilio Civit para o evento "carbono neutro" que abordou o papel vital da floresta em tempos desafiadores e de mudança.

Mendoza foi palco do VII Congresso Florestal Latino-Americano e do V Congresso Florestal Nacional, realizados de 27 a 29 de março no Centro de Congressos e Exposições Dr. Emilio Civit. Mais de mil pessoas, entre lideranças dos setores público e privado, ONGs, universidades e institutos de pesquisa e treinamento, reuniram-se neste evento de grande relevância. Sob o lema “O papel vital da floresta em tempos complexos e em mudança”, o congresso destacou-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade ao ser denominado “carbono neutro”, graças à gestão do The Carbon Sink.

A Ministra da Cultura e Turismo, Nora Vicario, destacou a importância deste encontro, não só como espaço de debate sobre as questões ambientais, mas também pelo impacto econômico e social que representa para a província de Mendoza em termos turísticos.

Durante o congresso foram realizadas mais de 20 atividades paralelas, que incluíram exposições, debates e mesas temáticas sobre diversos temas como mudanças climáticas, ecologia, biodiversidade, genética florestal, sustentabilidade social, educação florestal, biometria, silvicultura, inovação produtiva e competitividade . econômico. Além disso, foram realizados 9 simpósios de dia inteiro, 12 mesas temáticas, 4 visitas técnicas e outros encontros especializados.

Um dos destaques foi o painel de mulheres florestais, no qual foram apresentados painéis de casos tanto internacionalmente, com palestrantes do Chile, Canadá e da FAO, quanto nacional, onde cinco mulheres argentinas compartilharam seus testemunhos e experiências em diferentes campos da silvicultura. Na ocasião, também foi apresentado oficialmente um guia de boas práticas para promover a inclusão da mulher no setor.

Da organização do congresso destacaram o estrondoso sucesso do evento, com a participação de destacados palestrantes e renomados representantes nacionais e internacionais. A presença de empresas, universidades, entidades governamentais e atores relevantes em diversas áreas demonstrou o interesse e compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor florestal. O congresso superou todas as expectativas e se firmou como um espaço fundamental para a troca de conhecimento, a geração de oportunidades e o fomento da indústria florestal na região.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

AFIPAR SH

KCD SOFTWARE

FRUND STARK SA

GRUPO EURO

RAIES MADERAS S.A.

PIERMATTEI S.A.

VIALRO

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

SERV-INT

CORCHOLINEA

AGLOLAM SA

MADERAS KIKUE

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

THERMWOOD

COMBILIFT

HUGO DANIEL VALETTO

TRIPAYN SRL

CONTROL LOGIC

HERRAJES MANDILE

HERRAJES NORTE

AUTOPERFORANTES TEL