Mendoza, sede do VII Congresso Florestal Latino-Americano: Um encontro ambiental com impacto
Mais de mil participantes se reuniram no Centro de Congressos e Exposições Dr. Emilio Civit para o evento "carbono neutro" que abordou o papel vital da floresta em tempos desafiadores e de mudança.
Mendoza foi palco do VII Congresso Florestal Latino-Americano e do V Congresso Florestal Nacional, realizados de 27 a 29 de março no Centro de Congressos e Exposições Dr. Emilio Civit. Mais de mil pessoas, entre lideranças dos setores público e privado, ONGs, universidades e institutos de pesquisa e treinamento, reuniram-se neste evento de grande relevância. Sob o lema “O papel vital da floresta em tempos complexos e em mudança”, o congresso destacou-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade ao ser denominado “carbono neutro”, graças à gestão do The Carbon Sink.
A Ministra da Cultura e Turismo, Nora Vicario, destacou a importância deste encontro, não só como espaço de debate sobre as questões ambientais, mas também pelo impacto econômico e social que representa para a província de Mendoza em termos turísticos.
Durante o congresso foram realizadas mais de 20 atividades paralelas, que incluíram exposições, debates e mesas temáticas sobre diversos temas como mudanças climáticas, ecologia, biodiversidade, genética florestal, sustentabilidade social, educação florestal, biometria, silvicultura, inovação produtiva e competitividade . econômico. Além disso, foram realizados 9 simpósios de dia inteiro, 12 mesas temáticas, 4 visitas técnicas e outros encontros especializados.
Um dos destaques foi o painel de mulheres florestais, no qual foram apresentados painéis de casos tanto internacionalmente, com palestrantes do Chile, Canadá e da FAO, quanto nacional, onde cinco mulheres argentinas compartilharam seus testemunhos e experiências em diferentes campos da silvicultura. Na ocasião, também foi apresentado oficialmente um guia de boas práticas para promover a inclusão da mulher no setor.
Da organização do congresso destacaram o estrondoso sucesso do evento, com a participação de destacados palestrantes e renomados representantes nacionais e internacionais. A presença de empresas, universidades, entidades governamentais e atores relevantes em diversas áreas demonstrou o interesse e compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor florestal. O congresso superou todas as expectativas e se firmou como um espaço fundamental para a troca de conhecimento, a geração de oportunidades e o fomento da indústria florestal na região.

PODE LHE INTERESSAR
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII
No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras





















