Mendoza, sede do VII Congresso Florestal Latino-Americano: Um encontro ambiental com impacto
Mais de mil participantes se reuniram no Centro de Congressos e Exposições Dr. Emilio Civit para o evento "carbono neutro" que abordou o papel vital da floresta em tempos desafiadores e de mudança.
Mendoza foi palco do VII Congresso Florestal Latino-Americano e do V Congresso Florestal Nacional, realizados de 27 a 29 de março no Centro de Congressos e Exposições Dr. Emilio Civit. Mais de mil pessoas, entre lideranças dos setores público e privado, ONGs, universidades e institutos de pesquisa e treinamento, reuniram-se neste evento de grande relevância. Sob o lema “O papel vital da floresta em tempos complexos e em mudança”, o congresso destacou-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade ao ser denominado “carbono neutro”, graças à gestão do The Carbon Sink.
A Ministra da Cultura e Turismo, Nora Vicario, destacou a importância deste encontro, não só como espaço de debate sobre as questões ambientais, mas também pelo impacto econômico e social que representa para a província de Mendoza em termos turísticos.
Durante o congresso foram realizadas mais de 20 atividades paralelas, que incluíram exposições, debates e mesas temáticas sobre diversos temas como mudanças climáticas, ecologia, biodiversidade, genética florestal, sustentabilidade social, educação florestal, biometria, silvicultura, inovação produtiva e competitividade . econômico. Além disso, foram realizados 9 simpósios de dia inteiro, 12 mesas temáticas, 4 visitas técnicas e outros encontros especializados.
Um dos destaques foi o painel de mulheres florestais, no qual foram apresentados painéis de casos tanto internacionalmente, com palestrantes do Chile, Canadá e da FAO, quanto nacional, onde cinco mulheres argentinas compartilharam seus testemunhos e experiências em diferentes campos da silvicultura. Na ocasião, também foi apresentado oficialmente um guia de boas práticas para promover a inclusão da mulher no setor.
Da organização do congresso destacaram o estrondoso sucesso do evento, com a participação de destacados palestrantes e renomados representantes nacionais e internacionais. A presença de empresas, universidades, entidades governamentais e atores relevantes em diversas áreas demonstrou o interesse e compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor florestal. O congresso superou todas as expectativas e se firmou como um espaço fundamental para a troca de conhecimento, a geração de oportunidades e o fomento da indústria florestal na região.

PODE LHE INTERESSAR
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII
No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras





















