INTERZUM 2023
Resultados do prêmio interzum 2023
Por 23 anos, desenvolvimentos técnicos, materiais avançados e inovações e conceitos de produtos empolgantes têm sido o ponto focal dos prêmios interzum, organizados a cada dois anos pela Koelnmesse e Red Dot para a indústria de fornecimento de móveis. Das 150 inscrições enviadas por fabricantes de 18 nações, o júri selecionou 52 produtos. Sete inscrições receberam o prêmio “Best of the Best” por seu excelente tour de force, estabelecendo novos padrões em seu setor com sua forma e função. Outros 45 produtos e materiais foram reconhecidos por sua qualidade de produto, conquistando um prêmio por conquistas especiais em forma e função. Os premiados foram homenageados no dia 8 de maio, véspera do interzum 2023. Os produtos, materiais e conceitos vencedores estarão expostos no “Nordboulevard” do centro de exposições em formato físico ou digital durante a feira até 12 Poderia. A partir de 9 de maio de 2023, eles podem ser vistos em uma exposição on-line permanente em www.interzum.com/de/award.
Ponto focal “Neo Ecologia” – produtos e conceitos para maior sustentabilidade no setor
Este ano, pela primeira vez, o tema “Neo Ecologia” foi destaque. Em uma categoria especialmente criada, a busca foi por produtos, processos e conceitos sustentáveis pioneiros. “Inovações de produtos e processos de fabricação, bem como novos materiais, são exemplos do novo impulso desenvolvido pelas empresas para impulsionar uma economia sustentável. São eles que dão vida à máxima da interzum deste ano, ‘Shaping the Change’”, diz Maik Fischer, diretor da interzum. “É precisamente este tipo de inovações que merece a nossa atenção particular – também e especialmente no âmbito de uma feira internacional como a interzum 2023. Ao lançar uma categoria correspondente, queremos dar maior visibilidade às conquistas dos nossos expositores nesta área. ”
O júri concedeu oito prêmios na categoria “Neo Ecology”, incluindo um “Best of the Best” para o colchão Vita First fabricado pelo The Vita Group da Grã-Bretanha. Este é um colchão produzido sem adesivo usando tecnologias inovadoras e sustentáveis para simplificar a desmontagem e reciclagem no final da vida útil do produto. É feito de Orbis Plus MB, Novus, uma espuma reconstituída, e vem com uma capa sustentável.
Tendência: conservação de recursos e design minimalista
De acordo com o júri, uma das principais tendências no campo da “Neo Ecologia” é a conservação de recursos. Vito Oraém, membro do júri e diretor administrativo da Red Dot, explica: “Isso não se refere apenas aos recursos puros do produto, mas também à questão de como o esgotamento de recursos pode ser reduzido com a ajuda da tecnologia e do design. Esta redução deve ser elevada ao quadrado com a respectiva função. A simplificação de vários produtos anda de mãos dadas com uma simplicidade de design que considero incrivelmente interessante.”
O melhor dos melhores: materiais inovadores e soluções de produtos
Um total de três prêmios “Best of the Best” foram entregues na categoria “Function & Components”. Eles incluíram o encaixe giratório da Hettich, cujo movimento de rotação translacional exclusivo permite girar o interior do gabinete em seu próprio eixo, bem como o sistema eletrônico “AMPEROS” da Julius Blum, que oferece uma solução simples e segura para a eletrificação de móveis. Finalmente, “PEANUT CORE®” da Pyrus Panels é um conector invisível e sem ferramentas para móveis feitos de painéis leves sem moldura.
Na categoria “Materials & Nature”, dois prêmios “Best of the Best” foram para “Arfinio”, uma nova tecnologia de superfície sólida da Covestro e Arcesso Dynamics, que permite a produção de superfícies sólidas sem costura, e para o “NUO” tecido de madeira do fabricante de mesmo nome, que é tão macio e flexível quanto o tecido, mas é feito de madeira verdadeira e, portanto, vegano e sustentável.
No domínio “Têxtil & Maquinaria”, foi premiado o “SmartSleeve Circular”, um protetor de colchão da BekaertDeslee feito a partir de plásticos reciclados dos oceanos. Ele vem com uma “Etiqueta Circular Transparente” com uma etiqueta NFC para oferecer aos consumidores e às operações de reciclagem total transparência sobre a composição do material do protetor no final do ciclo de vida do produto.
E o primeiro vencedor “Best of the Best” na nova categoria “Neo Ecology” foi, como mencionado anteriormente, The Vita Group com seu colchão “Vita First”.
Exposição – física e digital
Durante a feira, os produtos, materiais e conceitos premiados no prêmio interzum 2023 poderão ser vistos pelo público do comércio internacional em uma exposição especial que está parcialmente em exibição física, parcialmente disponível em formato digital. A partir de 15 de maio de 2023, os trabalhos premiados serão apresentados durante o evento digital “interzum @home 2023” e exibidos em um showroom digital dedicado.

PODE LHE INTERESSAR
Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!
Monaghan, Irlanda – novembro de 2025
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.





















