Dias de floresta de Entre Ríos

Dias de floresta de Entre Ríos

Estação Experimental Agrícola Concórdia do INTA. Rota 22 e vv. ss.

Datas e horários:

Quinta-feira, 13 de outubro, das 13h às 19h.

Sexta-feira, 14 de outubro, das 8h30 às 12h30.

 

Modalidade presencial

Estação Experimental Agrícola Concórdia do INTA. Rota 22 e vv. ss.

 

PROGRAMA

 

Quinta-feira, 13 de outubro: Dissertações na sala INTA Concordia

13h00 -13h30: Inscrição

13h30 - 14h00: Boas-vindas (autoridades)

14h00 -15h00: Painel de Gestão de Incêndios

Rede de Gestão de Incêndios Rurais. Juan Manuel García Conde (Coordenador do Consórcio Delta)

Plano Provincial de Manejo de Incêndios de Entre Ríos. Mauro Rodríguez (Coordenador do Plano Provincial de Gestão de Incêndios de Entre Ríos)

Estratégias de combate a incêndios na província de Corrientes Roberto Rojas (Diretor de Recursos Florestais de Corrientes)

Informações para gerenciamento abrangente de incêndios. Nicolás Mari (Agência INTA Cruz del Eje, Instituto Prof. Gulich e membro da CONAE).

15.00 -15.20: Relatório sobre levantamento de carbono em solos de sistemas produtivos na Argentina, com ênfase na Mesopotâmia. Javier Gyenge (CONICET, INTA AER Tandil) e Mario Flores (Direção de Desenvolvimento Florestal Industrial MAGyP)

15h20 - 15h40: Ferramentas tecnológicas aplicadas à produção florestal. Matías Gaute (Direção de Produção Florestal, MAGyP).

15h40 - 16h00 Perguntas ao Painel

16h00 - 17h00: Intervalo: café e exposição de cartazes / visita aos stands

17h00 - 17h40: Biodiversidade em florestas plantadas da Mesopotâmia e Delta: potenciais benefícios para o negócio florestal. Natalia Fracassi (INTA Delta), Gustavo Zurita (IBS-Universidade Nacional de Missões-CONICET) e Julieta Filloy (IEGEBA, Universidade de Buenos Aires-CONICET)

17h40 - 18h10: Potencial de clones puros e híbridos de eucalipto para produção de carvão. Natalia Raffaeli (Universidade Nacional de La Plata) e Juan Marcelo Gauna (Universidade Nacional de La Plata).

18.10 - 18.30: Certificação de ligações de carbono sob o padrão VSC, em plantações florestais da UNITAN. José Ignacio Otarán (UNITAN, Província do Chaco)

18h30 - 18h50: Avaliação do impacto económico e social da cadeia florestal do pinheiro e do eucalipto, numa perspetiva de mercado. Pedro Botta Olaciregui (Consultor especializado, Província de Corrientes)

18h50 - 19h00: Perguntas ao painel. Fechando primeiro dia.

 

Sexta-feira, 14 de outubro: Dia de Campo

8h30: Reunião do edifício principal do EEE Concordia

Tour de lotes e ensaios do EEE Concordia, onde serão desenvolvidos os tópicos:

9h00 - 9h40: Teste de controle de formigas com repelentes e plantas armadilhas. Sergio Ramos (INTA Concordia), Carmen Hernández- Andrea Andorno (IMyZA, INTA Castelar).

9h40 -10h10: Ferramentas tecnológicas de última geração para aplicação florestal. Juan Feldkamp e Emilio Montefinale (Feldkamp Studio, Gualeguaychú, Entre Ríos)

10.10 -10.20: Perguntas.

10h20 - 11h00: Café

11.0 - 11.15: Prevenção de riscos na silvicultura. Mesa Quadripartite de Entre Ríos.

11.15 -11.45: Resultados da “Rede de avaliação de clones pré-comerciais”. Leonel Harrand (INTA Concórdia)

11h45 - 12h15: Propriedades tecnológicas de clones de eucalipto. Matías Martínez (INTA Concórdia).

12h15 - 12h30: Perguntas

12h30: Encerramento com almoço

 

Custo de inscrição:

Total: $ 3.000.

Estudantes: $ 1500.

 

Relatórios:

Site do INTA Concordia: inta.gob.ar/concordia

Ing. María de los Ángeles García – garcia.mariaa@inta.gob.ar, Ing. Sergio Ramos – ramos.sergio@inta.gob.ar


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Apicofom: 1947 AL 2025

O 78º aniversário da Apicofom nos encontra como uma instituição de referência da indústria nacional florestal, resultado de um trabalho constante, coerente e responsável. Quase 8 décadas são refletidas hoje em um presente sólido, com a legitimidade que nos apoia ao promover, propondo e implementando ações setoriais em todos os níveis em que as políticas públicas são decididas.

Ler notícia »

Card image cap Inovação florestal: novos clones de molho dirigem a indústria de madeira

Um desenvolvimento tecnológico baseado na melhoria genética permite aumentar a produtividade, reduzir os tempos de colheita e fortalecer a sustentabilidade da produção no delta do paraná

Ler notícia »

Card image cap Madeira queimada: a técnica japonesa que embeleza e protege o material

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

Ler notícia »

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

STARK GROUP

AFIPAR SH

GRUPO EURO

LYH PLACAS

CONTROL LOGIC

VIALRO

INGLAMIAUX

ASERRADERO EUZKADI

HERRAJES NORTE

EL COLONO FERRETERIA

DIEGO LAVISTA LLANOS

SAN VICENTE MADERAS SRL

HUGO DANIEL VALETTO

AUTOPERFORANTES TEL

CASTALY MACHINE

ALCE HERRAJES SH

ROSARIO ABRASIVOS SRL

COMBILIFT

THERMWOOD

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

SHOPBOT CNC TOOLS