Os 2.550 objetos de madeira recuperados pela primeira vez das oferendas do Templo Mayor de Tenochtitlan

Os 2.550 objetos de madeira recuperados pela primeira vez das oferendas do Templo Mayor de Tenochtitlan

Arqueólogos, restauradores e especialistas conseguiram resgatar objetos que sobreviveram mais de 500 anos submersos na água, alguns completamente inundados. É um verdadeiro feito da ciência dedicada à conservação desses materiais

Até agora, existem 2.550 peças de madeira que arqueólogos, restauradores e especialistas conseguiram resgatar das extraordinárias oferendas encontradas aos pés do Grande Templo da antiga Tenochtitlan: dardos, lançadores de dardos, peitorais, brincos, máscaras, ornamentos, protetores de ouvido, cetros , jarros, cocares, uma representação de uma flor e outra de osso, todos encontrados nos depósitos rituais feitos pelos sacerdotes para consagrar um edifício ou fazer um pedido aos deuses astecas. Este é um verdadeiro feito da ciência dedicada à conservação desses materiais vegetais naturalmente delicados. Os objetos sobreviveram mais de 500 anos submersos na água, alguns completamente submersos.

Um alto e constante nível de umidade, pouco oxigênio e luz, além de mínimas oscilações de temperatura, contribuíram para a preservação dos restos orgânicos até hoje. Enquanto, um moderno método de conservação e estabilização, no qual são utilizados açúcares sintéticos (lactitol e, posteriormente, trealose) - técnica utilizada pela primeira vez no México, em 2002, pela restauradora Alejandra Alonso, que realizou a estabilização de os artefatos de madeira da Oferenda 102 no Templo Mayor — serão preservados para esta e as futuras gerações verem. Devido à sua vulnerabilidade natural, a preservação dos objetos de madeira nas oferendas localizadas ao pé do centro espiritual do Mexica é considerada exemplar.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas

Ler notícia »

Card image cap O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências

Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.

Ler notícia »

LIJAS HUNTER

METALURGICA PESKINS SCA

PERFILESLED

HUGO DANIEL VALETTO

VIALRO

USNR

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

SERV-INT

AUTOPERFORANTES TEL

HERRAJES MANDILE

EL COLONO FERRETERIA

ASERRADERO EUZKADI

PERIN Spa

FARAM SRL

PERFILES DEL SOL

JOESCAN

HYMMEN

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

RAIES MADERAS S.A.

HERRAJES NORTE

AFIPAR SH

MADERAS KIKUE