OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PARA SERRAS DA AMÉRICA DO SUL
Nova linha de madeira laminada cruzada Ledinek em mais uma serraria líder da Europa
A construção de edifícios de madeira está crescendo na UE e em todo o mundo. A demanda por painéis CLT aumentou de acordo. Para atender a essa demanda, a SchilligerHolz AG, a maior serraria da Suíça, está investindo em uma linha de produção automatizada de CLT em Volgelsheim, cidade na França na região fronteiriça próxima à Alemanha e à Suíça.
A encomenda de toda a linha de produção foi feita à Ledinek. Na localidade de Volgelsheim, a nova linha de produção entrará em operação no terceiro trimestre de 2023. A capacidade de produção será de cerca de 100 m³ por turno ou 50.000 m³/ano em operação de dois turnos.
Decisivo para o prêmio a Ledinek foram os muitos anos de experiência com sistemas CLT. Graças ao seu extenso portfólio de máquinas, a Ledinek é realmente o único fornecedor completo nesta área. Isso evita interfaces desnecessárias ou problemáticas por padrão.
Ao selecionar o fornecedor para a linha CLT, a empresa familiar gerida pelo proprietário conta com as últimas descobertas e padrões técnicos.
Fomos conquistados pelo desempenho de máquinas principais individuais, pela abordagem inovadora e pelo conceito de sistema coerente, diz o proprietário e diretor administrativo Ernest Schilliger.
A Ledinek também implementará novos conceitos com este sistema que são únicos até o momento. Isto é conseguido através do desenvolvimento das máquinas existentes. No entanto, mais informações só serão fornecidas após o comissionamento

PODE LHE INTERESSAR
Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência
Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.






















