Em Baradero, INTA terá o primeiro escritório auto-construído em madeira
Baseada no sistema construtivo canadense, de pré-fabricação simples e modulada, a obra de 120 metros quadrados é sustentável e apresenta um custo de construção e manutenção 30% inferior ao tradicional. Painéis solares e tanques térmicos, entre as novidades.
Localizado dentro das dependências da Creche Municipal da cidade de Baradero, em Buenos Aires, o novo escritório do INTA terá 120 metros quadrados para áreas de trabalho, reunião e lazer. É a primeira autoconstruída de pré-fabricação simples e modulada em madeira de eucalipto que se destaca pelo baixo custo, facilidade de montagem e sustentabilidade. Durante sua montagem, além disso, foi ministrado treinamento.
Osvaldo Espina - gerente de infraestrutura do INTA - confirmou que "é a primeira autoconstrução em madeira para escritórios da agência" e anunciou que há outras obras no país para o próximo ano. “É um primeiro grande passo neste tipo de construção com o sistema construtivo canadense que nos permite expandir a presença territorial do INTA a um custo e tempo muito menor”, disse ele.
Na mesma linha, Darío Ceballos - diretor do INTA Delta de Buenos Aires - celebrou a construção deste escritório de fomento em Baradero, que considerou "estratégico" porque permitiu o desdobramento da ação no Delta médio, com ilhas que só acessam Por água.
O novo escritório de fomento do INTA passará dos Correios Central de Baradero para a Viveiro Municipal, o que permitirá ampliar a territorialidade e melhorar o vínculo com os produtores. Um primeiro exemplo disso foi o curso que foi ministrado durante a construção do escritório. Mais de 20 pessoas foram capacitadas no sistema construtivo canadense ao ritmo do andamento das obras e com a ajuda de Pablo Peri - coordenador do Programa Florestal Nacional do INTA -, Ciro Mastrandrea e Martín Sánchez Acosta - técnicos do INTA Concordia, Entre Ríos -.
“Somos especialistas no sistema canadense de construção em casas de madeira e participamos do projeto e treinamento dos operadores para a pré-fabricação das peças e a gestão da construção. Além disso, ministramos um curso durante o trabalho para as pessoas da região ”, disse Sánchez Acosta. Por sua vez, destacou o empenho da equipe do INTA Delta, que "não tinha experiência e aprendeu no caminho com grande entusiasmo e dedicação".

PODE LHE INTERESSAR
Apresentam o projeto Elárbol no Ciclo Ecologia
A iniciativa transmídia reflete a importância da flora nativa argentina e centra-se na alfarrobeira como árvore emblemática. Hoje, às 18h, na Biblioteca Argentina Nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 18h, o projeto Elárbol é apresentado no Ciclo de Ecologia coordenado por Sergio Rinaldi na Biblioteca Argentina.
Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina
A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.
Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.





















