Uma escola sustentável
A Escola Rural N ° 927 é o novo projeto de Ação Sustentável do município de Oberá, que busca doações de empresas do mercado de construção.
A organização “Ação Sustentável” está, mais uma vez, a trabalhar pelo bem-estar e futuro educacional dos mais pequenos. Neste caso, Danilo Antoniazzi, presidente da associação civil, e Mirtha Abreu, diretora e professora, realizam um projeto que envolve a construção da Escola Rural nº 927, localizada em Yerbal Viejo, Município de Oberá, província de Misiones. O estabelecimento é destinado aos 250 alunos que compõem a população estudantil de baixa renda e será desenvolvido com base nos princípios da construção sustentável sob a certificação EDGE Building, tornando-se a primeira escola com selo americano na República Argentina.
A obra está implantada num terreno de 770 m2 e terá 4 salas de aula, uma cozinha, uma sala de secretaria, uma sala de professores com casa de banho, uma casa de banho para crianças e outra para deficientes, numa área total construída de 668 m2. O projeto arquitetônico inclui um grande envelope de chapa metálica que gera um fluxo de ar contínuo de forma a permitir a ventilação do espaço semicoberto para a ampliação das salas de aula e recreação dos alunos. Possui sistema construtivo tradicional, barracas de concreto armado e alvenaria exposta de paredes duplas e tijolo oco, piso de cerâmica nas salas de aula e concreto alisado em espaços semicobertos e descobertos. Possui ainda carpintaria metálica de alumínio com DVH, estrutura metálica de perfis para cobertura em chapa e estrutura de suporte para caixa solar de água quente e painéis fotovoltaicos.
“Nosso principal objetivo é criar um habitat de qualidade, onde as crianças possam desenvolver suas habilidades cognitivas em um ambiente saudável. Como todos os projetos que realizamos a partir da nossa ONG, estamos orientados para a aplicação de soluções sustentáveis no cuidado dos recursos naturais de forma a equipar as oportunidades de desenvolvimento social ”, comentou Antoniazzi, que em 2011 tornou isso possível, juntamente com a colaboração de Empatía Comunidad, a inauguração da Escola Rural Nº 888, em Paraje Zacarias, a 50 km da cidade de Oberá. Segundo dados divulgados pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, existem 124 milhões de menores que não têm acesso à escolaridade nos primeiros anos e 250 milhões que não sabem ler nem escrever, apesar de terem frequentado a escola.
Para o início dos trabalhos são necessários pisos para salas de aula, banheiros, secretaria, cozinha e sala de reuniões para professores, gabinetes, pinturas, reservatório de água quente elétrica e reservatório de água quente solar, luminárias, revestimentos de cozinha e banheiros e um tanque de reserva para o reservatório de água.
Para qualquer doação, entre em contato com www.accionsustentable.org

PODE LHE INTERESSAR
Missões | A tradicional Festa Nacional da Madeira, em novembro, comemora quatro décadas de confraternização popular em San Vicente
O anúncio oficial do 4 º Festival Nacional da Madeira de San Vicente foi feito nesta terça-feira pelo governador de Misiones, Hugo Passalacqua. O evento cultural e festivo acontecerá de 5 a 9 de novembro no Centro Esportivo Verón Gallardo de San Vicente, Misiones, para comemorar quatro décadas de história. O Festival Nacional da Madeira de San Vicente é um popular ponto de encontro da comunidade agroflorestal e comercial da região do Alto Uruguai e é uma oportunidade para a cadeia florestal-industrial expor seu desenvolvimento e serviços. O festival inclui atividades de promoção cultural, artística e económica.
Apresentam o projeto Elárbol no Ciclo Ecologia
A iniciativa transmídia reflete a importância da flora nativa argentina e centra-se na alfarrobeira como árvore emblemática. Hoje, às 18h, na Biblioteca Argentina Nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 18h, o projeto Elárbol é apresentado no Ciclo de Ecologia coordenado por Sergio Rinaldi na Biblioteca Argentina.
Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina
A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.





















