Resíduos florestais a serviço do biocombustível

Resíduos florestais a serviço do biocombustível

Na Argentina, os resíduos produzidos pelo setor florestal representam grande potencial para a produção de bioenergia.

Sabemos que o consumo mundial de energia está crescendo e ainda continuamos utilizando como fonte principal os combustíveis fósseis, que estão localizados em alguns países, causando grande volatilidade no abastecimento e graves problemas ambientais (poluição do ar, chuva ácida e emissões de gases de efeito estufa).
Uma solução e uma grande oportunidade está no desenvolvimento de energias limpas e renováveis ​​de origem da biomassa, que podem ser produzidas e consumidas em ambiente neutro de CO2.
A bioenergia é uma energia renovável produzida por materiais derivados de fontes biológicas. Os recursos de biomassa estão disponíveis em diferentes formas ou tipos: UM DELES É RESÍDUO DA FLORESTA.
A grande vantagem desse tipo de energia é que ela pode produzir combustíveis líquidos, gasosos e sólidos, para serem armazenados, transportados e utilizados com os mesmos sistemas de abastecimento dos combustíveis fósseis.
Na Argentina, os resíduos produzidos pelo setor florestal representam grande potencial para a produção de bioenergia.
Precisamos mudar esse paradigma de energia para o bem de todos, e do nosso setor queremos conscientizar sobre o potencial que temos em mãos se conseguirmos promover metodologias que quantifiquem a biomassa florestal e gerem um plano de ação para podermos promover projetos de trabalho nesse sentido.
Os recursos florestais que temos em nosso país são: floresta nativa (31.443.873 hectares) e floresta implantada (1,15 milhão de hectares). Por sua vez, a nossa indústria florestal possui uma grande diversidade de estabelecimentos dedicados a diferentes tipos de produções florestais, desde a serração à produção de pasta e papel. Ao longo dessa jornada, também existem resíduos que podem ser despejados na produção de biocombustíveis.
Felizmente, já existem projetos que colocam em prática essa forma de produção de energia, principalmente nas províncias de Corrientes e Misiones. Mas ainda há um longo caminho de divulgação, pesquisas e investimentos a serem feitos para avançar. Vamos ficar atentos às novidades e nos envolver com tudo que nosso setor tem a oferecer.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

DIFRA CNC

ASERRADERO ROCAS SRL

CASERMEIRO S.R.L.

PRECOR SA

PIERMATTEI S.A.

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ROSARIO ABRASIVOS SRL

PRODUCTOS MIRO SRL

ATOR

SAN VICENTE MADERAS SRL

ALCE HERRAJES SH

FARAM SRL

ENCHAPADORA SAN JUAN

GONZALEZ TUDANCA

METALURGICA PESKINS SCA

DECOFORMA

HERRAJES YACANTE

SOUTH CHEMICAL

BIASSONI E HIJOS SAICA

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

CORCHOLINEA