A indústria é a ferramenta adequada para promover o desenvolvimento social

A indústria é a ferramenta adequada para promover o desenvolvimento social

O mundo pós-pandêmico será lembrado como a mais importante instância de reflexão da história social moderna, momento a partir do qual a humanidade terá que repensar seus usos e costumes para tender a uma melhor qualidade de vida.

Quase todas as formas de trabalho foram agravadas e o setor não ficou imune a essa tendência. Novos protocolos moldaram todas as áreas, o surgimento de outras formas de produção foi observado e um período de fortalecimento e crescimento sustentado está se aproximando para a própria indústria.
O mundo vai precisar de pleno funcionamento para recuperar o tempo perdido, e as sociedades em geral esperam alcançar no curto prazo -pelo menos- níveis de emprego semelhantes aos do início da pandemia, com as virtudes inerentes a este modo de produção: emprego de qualidade, distribuição de riqueza e melhores padrões de vida.
Neste quadro geral, este 2 de setembro "Dia da Indústria" (data que comemora a primeira exportação argentina, realizada em 1857) pode servir para destacar a importância da nossa atividade para as sociedades modernas. Um país com uma indústria fortalecida garante menos dependência das flutuações dos preços internacionais das commodities; atrai investimentos, estimula o desenvolvimento, a incorporação de tecnologias e as exportações; consolida o mercado interno; gera riqueza e melhora sua distribuição; promove o emprego de qualidade, a sua formalidade e a formação permanente; e aumenta os níveis salariais, entre outras virtudes.
Por isso, a indústria é a ferramenta mais eficaz para promover o desenvolvimento social e o motor certo para dinamizar a economia interna, gerando riqueza, emprego e inclusão para toda a população.
Esta consideração não se aplica apenas ao nível local. Un informe de la Organización de las Naciones Unidas para el Desarrollo Industrial (ONUDI) -órgano creado dentro de la ONU para promover y acelerar la industrialización en los países en desarrollo- demuestra “cómo el proceso de industrialización está directa y cuantificablemente relacionado con una mejor qualidade de vida".
O espírito empreendedor - base de todas as iniciativas, mesmo as industriais - exige a convergência de vários fatores. O recurso para o investimento necessário, a visão da oportunidade e a eficiência produtiva para melhorar a competitividade são os primeiros a surgir no imaginário coletivo, mas também é essencial ter um quadro adequado que incentive o projeto. Nesse sentido, o papel do Estado torna-se imprescindível, tanto ao estabelecer as condições necessárias quanto ao gerar os canais mais ágeis e dinâmicos para o desenvolvimento da proposta: segurança jurídica, estabilidade fiscal, legislação atualizada e regras claras, são alguns deles.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

RAIES MADERAS S.A.

HYMMEN

CONTROL LOGIC

COMBILIFT

TRIPAYN SRL

PIERMATTEI S.A.

GRUPO EURO

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

SAN VICENTE MADERAS SRL

MADERAS KIKUE

JOESCAN

VIALRO

INGLAMIAUX

USNR

MARCELO F. CASTELLUCCIO

HUGO DANIEL VALETTO

ROSARIO ABRASIVOS SRL

THERMWOOD

ALCE HERRAJES SH

PERIN Spa

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.