Madeira de pinho amarelo

Madeira de pinho amarelo

A abundância de madeira de pinheiro deve-se em grande parte ao número de espécies de pinheiros existentes. Neste artigo, aprenderemos sobre as características, propriedades e usos da madeira de pinho amarelo, uma espécie nativa do sudoeste dos Estados Unidos.

Esta espécie de pinho recebe o nome científico de Pinus Taeda, embora possamos comumente encontrá-la com o nome de pinho amarelo meridional, pinho melis ou pinho alecrim por sua fragrância distinta. Essas árvores têm cerca de 30-35 metros de altura e normalmente crescem em ambientes de baixa umidade.
É considerada uma árvore de rápido crescimento, por isso é uma espécie que se difundiu especialmente em reflorestamentos como no caso da Argentina.
Uma das características mais marcantes é a cor da madeira. A madeira de pinho amarelo é caracterizada pelo alburno branco-amarelado e cerne marrom-avermelhado.
Podemos considerá-la uma madeira estável, macia e semileve. A madeira de pinho amarelo é classificada como moderadamente durável contra a ação de fungos e insetos.
Quando se trata de viabilidade, nenhum problema foi encontrado. Serrar, secar, escovar, pregar e terminar é fácil, embora deva ser destacado que se trata de uma madeira com muita resina, o que pode complicar um pouco o acabamento.
Podemos encontrar madeira de pinho amarelo em móveis de interior; na carpintaria de interiores como portas, janelas, revestimentos, escadas, frisos; sob a forma de folhas para revestimentos decorativos e contraplacados e em carpintaria para montar e em construções navais como mastros. Essa madeira também é altamente comercializada para a fabricação de celulose e papel Kraft.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.

Ler notícia »

Card image cap Reformas, construções de casas e ampliações em madeira ganham velocidade, conforto e eficiência no país

Nos bairros privados, Litoral, Litoral e Patagônia, cresce a escolha de moradias com obras secas. Rapidez, baixo impacto ambiental e economia de energia.

Ler notícia »

Card image cap A única árvore no meio do deserto do Saara vital para as rotas comerciais e militares

A Árvore Ténéré, uma acácia solitária no deserto do Saara, tornou-se durante séculos um farol de vida e referência para viajantes No vasto deserto do Saara, onde a aridez e o silêncio dominam a paisagem, existia uma árvore que se destacava sozinha, sendo um farol de vida e esperança para os viajantes.

Ler notícia »

LIJAS HUNTER

PERFILESLED

MADER-EXPO

ASERSUR MADERAS

HERRAJES RIMAC

MAQUINARIAS ABRAHAM

DECOFORMA

MADERWIL S.A.

DIFRA CNC

ENCHAPADORA SAN JUAN

METALURGICA RUEDAMAS SRL

TAEDA S.A.

METALURGICA PESKINS SCA

SLG CONSTRUCCIONES

ATOR

CASERMEIRO S.R.L.

GONZALEZ TUDANCA

BIASSONI E HIJOS SAICA

ASERRADERO ROCAS SRL

PRODUCTOS MIRO SRL

HERRAJES YACANTE

CASTALY MACHINE