Adeus ao cristal: a revolução da madeira transparente de um cientista sueco (que você vai querer colocar em suas janelas)

Adeus ao cristal: a revolução da madeira transparente de um cientista sueco (que você vai querer colocar em suas janelas)

Durante anos, seu projeto foi uma fonte de riso, até que o resultado foi visto. Economiza energia, é biodegradável, não gera efeito de lupa dentro de casa, preserva a privacidade ... Seu inventor calcula que em cinco anos será usado em residências

Quem visitou a Casa de Vidro, ou Casa de Vidro, de Philip Johnson em Connecticut (EUA) afirma que tem a sensação de estar caminhando pelo campo com um teto pesado sobre ela. O arquiteto construiu esta casa em que ele viveu até a sua morte com a convicção de intervir apenas na natureza usando paredes de vidro. Esta opção de paredes transparentes hoje pode estar mais próxima do uso doméstico.
cientista sueco Lars Berglund, professor do Centro de Ciência Wallenberg Madeira no Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo (KTH), criou o primeiro de madeira transparente e biodegradável pode se tornar elemento construtivo do futuro. Para isso, eliminado o componente de lenhina da madeira de balsa para endurecer o material e torna-se opaco, e o substrato, resultando impregnado num polímero transparente. Assim ele obteve um material semelhante à madeira em rigidez, que permite a passagem da luz e, além disso, é capaz de absorver o calor.
"A madeira é, de longe o material de biológico em vez utilizado em edifícios, também é atraente porque se trata a partir de fontes renováveis ​​e fornece excelentes propriedades mecânicas, incluindo resistência, dureza, baixa densidade e baixa condutividade térmica" esclarece o cientista sueco.
Um dos efeitos diretos do uso desse tipo de madeira transparente é a sua capacidade de absorver o calor, causando o efeito oposto ao sentido do interior sufocante de um edifício de vidro exposto ao sol. Com seu uso, o setor de construção economizaria custos para um ar condicionado correto e ajudaria no desenvolvimento da energia solar. A madeira transparente é um bom material para ser usado em grandes áreas de painéis solares, é de baixo custo, fácil de alcançar e renovável.
Mas o que a comunidade científica e os arquitetos querem saber é se esse material também pode ser usado para janelas e fachadas. Quando a lignina é extraída, a madeira torna-se branca, mas não naturalmente transparente. Ou seja, seria perfeito criar paredes que deixassem entrar a luz, mas mantivessem a privacidade do interior.
Diego Barajas, o españolHusos Arquitectos, reflete sobre este transparente, também sob uma madeira perspectiva social. "Seria interessante perguntar como ele poderia ser usado para construir novos microclimas não só em termos térmicos e ambientais, mas também sociais Talvez, facilitando construção de áreas termicamente protegidas e mais fluido e visualmente menos fragmentada, com a passagem da luz, sombras e novas nuances de iluminação seria gerada, levando talvez a novas relações visuais entre as atividades da cidade que muitas vezes permanecem separados ".
Lars Berglund, que começou com essas investigações em 2016, está atualmente trabalhando na produção industrial desse novo material, com outros tipos de madeira, melhorando sua transparência. Ele disse que alguns dias atrás, na frente da American Chemical Society, que "a única parte deste material não é biodegradável é de acrílico, mas esperamos para substituí-lo com outra base biológica de polímeros". Em cinco anos, Berglund prevê as primeiras aplicações domésticas em design de interiores.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

PERIN Spa

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

CORCHOLINEA

DIEGO LAVISTA LLANOS

RAIES MADERAS S.A.

PERFILES DEL SOL

AUTOPERFORANTES TEL

ALCE HERRAJES SH

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

INGLAMIAUX

AGLOLAM SA

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

AFIPAR SH

HYMMEN

FARAM SRL

CONTROL LOGIC

EL COLONO FERRETERIA

SAN VICENTE MADERAS SRL

MADERAS KIKUE

TEPELCO S.A.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

COMBILIFT