Adeus ao cristal: a revolução da madeira transparente de um cientista sueco (que você vai querer colocar em suas janelas)

Adeus ao cristal: a revolução da madeira transparente de um cientista sueco (que você vai querer colocar em suas janelas)

Durante anos, seu projeto foi uma fonte de riso, até que o resultado foi visto. Economiza energia, é biodegradável, não gera efeito de lupa dentro de casa, preserva a privacidade ... Seu inventor calcula que em cinco anos será usado em residências

Quem visitou a Casa de Vidro, ou Casa de Vidro, de Philip Johnson em Connecticut (EUA) afirma que tem a sensação de estar caminhando pelo campo com um teto pesado sobre ela. O arquiteto construiu esta casa em que ele viveu até a sua morte com a convicção de intervir apenas na natureza usando paredes de vidro. Esta opção de paredes transparentes hoje pode estar mais próxima do uso doméstico.
cientista sueco Lars Berglund, professor do Centro de Ciência Wallenberg Madeira no Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo (KTH), criou o primeiro de madeira transparente e biodegradável pode se tornar elemento construtivo do futuro. Para isso, eliminado o componente de lenhina da madeira de balsa para endurecer o material e torna-se opaco, e o substrato, resultando impregnado num polímero transparente. Assim ele obteve um material semelhante à madeira em rigidez, que permite a passagem da luz e, além disso, é capaz de absorver o calor.
"A madeira é, de longe o material de biológico em vez utilizado em edifícios, também é atraente porque se trata a partir de fontes renováveis ​​e fornece excelentes propriedades mecânicas, incluindo resistência, dureza, baixa densidade e baixa condutividade térmica" esclarece o cientista sueco.
Um dos efeitos diretos do uso desse tipo de madeira transparente é a sua capacidade de absorver o calor, causando o efeito oposto ao sentido do interior sufocante de um edifício de vidro exposto ao sol. Com seu uso, o setor de construção economizaria custos para um ar condicionado correto e ajudaria no desenvolvimento da energia solar. A madeira transparente é um bom material para ser usado em grandes áreas de painéis solares, é de baixo custo, fácil de alcançar e renovável.
Mas o que a comunidade científica e os arquitetos querem saber é se esse material também pode ser usado para janelas e fachadas. Quando a lignina é extraída, a madeira torna-se branca, mas não naturalmente transparente. Ou seja, seria perfeito criar paredes que deixassem entrar a luz, mas mantivessem a privacidade do interior.
Diego Barajas, o españolHusos Arquitectos, reflete sobre este transparente, também sob uma madeira perspectiva social. "Seria interessante perguntar como ele poderia ser usado para construir novos microclimas não só em termos térmicos e ambientais, mas também sociais Talvez, facilitando construção de áreas termicamente protegidas e mais fluido e visualmente menos fragmentada, com a passagem da luz, sombras e novas nuances de iluminação seria gerada, levando talvez a novas relações visuais entre as atividades da cidade que muitas vezes permanecem separados ".
Lars Berglund, que começou com essas investigações em 2016, está atualmente trabalhando na produção industrial desse novo material, com outros tipos de madeira, melhorando sua transparência. Ele disse que alguns dias atrás, na frente da American Chemical Society, que "a única parte deste material não é biodegradável é de acrílico, mas esperamos para substituí-lo com outra base biológica de polímeros". Em cinco anos, Berglund prevê as primeiras aplicações domésticas em design de interiores.


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap APICOFOM celebra su 73° aniversario revalorizando la asociatividad

“La profunda crisis global que atravesamos nos permite ver y entender la importancia del rol que tiene nuestra institución”, señaló el presidente de la entidad, Guillermo Fachinello, al conmemorarse un nuevo año de vida de APICOFOM.

Ler notícia »

Card image cap Industrial Inkjet - impressão digital hymmen

Muitos anos de pesquisa e desenvolvimento - proteção de patentes

Ler notícia »

Card image cap www.suaempresa.com

Porqué é necessário ter seu site

Ler notícia »

ROBERTO GENTILE SA

AFILAR

CONTROL LOGIC

MAKOR

PERFILES DE ALUMINIO.NET

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

IMDO

HERRAJES NORTE

GRUPO EURO

WARDES SA ARGENTINA

CHIMIVER PANSERI S.p.A.

TEPELCO S.A.

PIERMATTEI S.A.

IWF

STARK GROUP

EXPO-MADERA

CEBE S.A.C.I.F.I.

HYMMEN

LUSICH E HIJOS SRL.

FORTEX ADHESIVOS

GRUPO GYCA S.A.

CANTOCHAP