Ried i.I./Rimsting. A Wintersteiger AG adquiriu a SERRA Maschinenbau GmbH de Rimsting em Chiemsee, Alemanha, com efeitos retroativos a partir de 1 de janeiro de 2019.
Com cerca de 40 colaboradores/as, a SERRA desenvolve, fabrica e vende máquinas e lâminas de serras para serração móvel ou estacionária. Os produtos são disponibilizados em mais de 80 países e a taxa de exportação está nos 60%. Em 2018, o volume de vendas subiu para 6,4 milhões de euros. Tal como a Wintersteiger, a SERRA é especialista e líder de mercado no nicho.
A serração móvel e estacionária está incluída no portfólio de produtos da Wintersteiger no setor Woodtech (máquinas de serra de fita de corte fino, lâminas de serra, soluções de automatização e sistemas de reparação de madeira). Relativamente à cadeia de aprovisionamento do tratamento da madeira, o setor foi alargado: os troncos com um diâmetro superior a 160 cm são cortados com a serração SERRA, sendo possível continuar o seu tratamento com máquinas de serra de fita de corte fino Wintersteiger.
Com esta aquisição, a Wintersteiger aposta no crescimento com um duplo impacto positivo. Por um lado, há oportunidades de crescimento para os produtos SERRA em mercados pouco ou nunca explorados, nos quais a Wintersteiger possui uma estrutura comercial bem desenvolvida como, por exemplo, nos EUA. Por outro lado, a Wintersteiger pode utilizar o atual departamento de vendas da SERRA para serração, podendo desta forma vender principalmente lâminas de serra, mas também máquinas de serra de fita de corte fino", explica o Dr. Florestan von Boxberg, diretor executivo da Wintersteiger AG.
Referindo-se à aquisição da empresa, Johann Fritz, administrador da SERRA, afirmou: "Já há 15 anos que existe uma excelente parceria entre a Wintersteiger e a SERRA, que agora se tornou mais forte e desenvolvida. Além dos complementos ideais às gamas de produtos, ambas partilham uma filosofia empresarial muito semelhante. Após 20 anos na Direção, vou deixar a empresa por motivos familiares, mas sei que, com a Wintersteiger, tudo estará em boas mãos."
A Wintersteiger vai manter as instalações em Rimsting e a marca SERRA. A Direção da SERRA Maschinenbau GmbH vai ser assumida pelo atual Diretor Christian Mayer e pelo Eng. Andreas Doubrava, procurador da Wintersteiger AG.

PODE LHE INTERESSAR
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII
No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.






















