Por que utensílios de cozinha são feitos de madeira?

Por que utensílios de cozinha são feitos de madeira?

Muitos dos utensílios de cozinha que usamos no nosso dia a dia são feitos de madeira. Hoje vamos analisar as propriedades que fazem da madeira um ótimo material para a fabricação de utensílios de cozinha.

Em primeiro lugar, a madeira é um material que não conduz calor, portanto, é possível manter os utensílios de cozinha (principalmente panelas de madeira) expostos ao calor, sem perigo de queimaduras.
A madeira, além disso, é um material com grande durabilidade (desde que a manutenção seja adequada) e possui grande resistência, comparado ao seu baixo peso. Por este motivo, é utilizado em tábuas de madeira para cortar alimentos ou em malhos de madeira para filetes.
Outra vantagem dos utensílios de cozinha em madeira é que a madeira é um material inerte, ou seja, não reage com outras substâncias, o que significa que não contamina os alimentos. Além disso, a madeira não é atraente nem para germes nem para bactérias, por isso a madeira é muito mais limpa do que outros materiais.
Os utensílios de cozinha de madeira são macios e delicados para evitar arranhar as superfícies delicadas das panelas e frigideiras e são recomendados especialmente para revestimentos antiaderentes ou aço inoxidável. A utilização de um material adequado favorece que a vida útil das ferramentas de cozinha seja maior.
Finalmente, a madeira e sua grande versatilidade dão origem a desenhos sem fim, proporcionando um especial e único para cada cozinha. As diferentes espécies de madeira também fornecem o seu toque especial, oferecendo uma ampla gama de cores e características aos utensílios de cozinha de madeira.
Não podemos esquecer que a madeira é um material natural, renovável, sustentável, reutilizável e reciclável que se encaixa perfeitamente na economia circular e o uso e manejo deste material favorece o bom estado das montanhas.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

METALURGICA RUEDAMAS SRL

PRODUCTOS MIRO SRL

PERFILESLED

HERRAJES YACANTE

PRECOR SA

DIFRA CNC

HERRAJES RIMAC

DECOFORMA

BIASSONI E HIJOS SAICA

FORESTAL LAS MARÍAS SA

ASERRADERO ROCAS SRL

SOUTH CHEMICAL

ATOR

TAEDA S.A.

CASERMEIRO S.R.L.

LIJAS HUNTER

SLG CONSTRUCCIONES

MAQUINARIAS ABRAHAM

ENCHAPADORA SAN JUAN

WEMHONER Surface Technologies

MARCELO F. CASTELLUCCIO

METALURGICA PESKINS SCA