Por que utensílios de cozinha são feitos de madeira?
Muitos dos utensílios de cozinha que usamos no nosso dia a dia são feitos de madeira. Hoje vamos analisar as propriedades que fazem da madeira um ótimo material para a fabricação de utensílios de cozinha.
Em primeiro lugar, a madeira é um material que não conduz calor, portanto, é possível manter os utensílios de cozinha (principalmente panelas de madeira) expostos ao calor, sem perigo de queimaduras.
A madeira, além disso, é um material com grande durabilidade (desde que a manutenção seja adequada) e possui grande resistência, comparado ao seu baixo peso. Por este motivo, é utilizado em tábuas de madeira para cortar alimentos ou em malhos de madeira para filetes.
Outra vantagem dos utensílios de cozinha em madeira é que a madeira é um material inerte, ou seja, não reage com outras substâncias, o que significa que não contamina os alimentos. Além disso, a madeira não é atraente nem para germes nem para bactérias, por isso a madeira é muito mais limpa do que outros materiais.
Os utensílios de cozinha de madeira são macios e delicados para evitar arranhar as superfícies delicadas das panelas e frigideiras e são recomendados especialmente para revestimentos antiaderentes ou aço inoxidável. A utilização de um material adequado favorece que a vida útil das ferramentas de cozinha seja maior.
Finalmente, a madeira e sua grande versatilidade dão origem a desenhos sem fim, proporcionando um especial e único para cada cozinha. As diferentes espécies de madeira também fornecem o seu toque especial, oferecendo uma ampla gama de cores e características aos utensílios de cozinha de madeira.
Não podemos esquecer que a madeira é um material natural, renovável, sustentável, reutilizável e reciclável que se encaixa perfeitamente na economia circular e o uso e manejo deste material favorece o bom estado das montanhas.

PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.





















