Distintos pedaços de madeira de teca serrada
A madeira de teca (Tectona grandis Lf.) é nativa do sudeste da Ásia, Índia, Camboja, Laos e Vietname. Também tem outras áreas de proveniência onde foi amplamente plantada: regiões tropicais da África Ocidental e da América Central tropical.
É uma espécie que se destaca por suas magníficas características de durabilidade natural, além de ter uma boa estabilidade dimensional. A madeira de teca tem uma resina anti-séptica que a torna resistente ao ataque de vários organismos, como cupins ou fungos.
Para sua boa estabilidade, deve adicionar sua alta resistência à água, rachaduras ou ruptura, pois possui um óleo natural que a torna impermeável, o que a torna uma madeira amplamente utilizada na construção naval. É também uma madeira ideal para exteriores, sendo capaz de se adaptar a condições climáticas extremas.
A madeira de teca é castanho dourado intenso, normalmente, mas tem uma ampla gama que varia de tons avermelhados a muito claros. Também admite tratamentos ou pinturas para mudar sua cor sem perder sua aparência
Essas propriedades fazem da madeira de teca uma das madeiras tropicais mais conhecidas no mercado e, às vezes, isso se reflete em seu preço. Tudo isso, somado às suas boas propriedades externas e à sua durabilidade, faz com que valha a pena, para alguns produtos, o investimento no uso da madeira de teca.
Uma utilização de teca é serrada directamente, mas também como painéis de chapa de metal, carrinhos, rodas, carpintaria e marcenaria, tornando canoas e barcos leves, móveis e acabamentos interiores.
A madeira de teca pode ser usada diretamente na fabricação de portas ou mesas distintas ou como elemento decorativo, por sua beleza natural.

PODE LHE INTERESSAR
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.





















