Distintos pedaços de madeira de teca serrada
A madeira de teca (Tectona grandis Lf.) é nativa do sudeste da Ásia, Índia, Camboja, Laos e Vietname. Também tem outras áreas de proveniência onde foi amplamente plantada: regiões tropicais da África Ocidental e da América Central tropical.
É uma espécie que se destaca por suas magníficas características de durabilidade natural, além de ter uma boa estabilidade dimensional. A madeira de teca tem uma resina anti-séptica que a torna resistente ao ataque de vários organismos, como cupins ou fungos.
Para sua boa estabilidade, deve adicionar sua alta resistência à água, rachaduras ou ruptura, pois possui um óleo natural que a torna impermeável, o que a torna uma madeira amplamente utilizada na construção naval. É também uma madeira ideal para exteriores, sendo capaz de se adaptar a condições climáticas extremas.
A madeira de teca é castanho dourado intenso, normalmente, mas tem uma ampla gama que varia de tons avermelhados a muito claros. Também admite tratamentos ou pinturas para mudar sua cor sem perder sua aparência
Essas propriedades fazem da madeira de teca uma das madeiras tropicais mais conhecidas no mercado e, às vezes, isso se reflete em seu preço. Tudo isso, somado às suas boas propriedades externas e à sua durabilidade, faz com que valha a pena, para alguns produtos, o investimento no uso da madeira de teca.
Uma utilização de teca é serrada directamente, mas também como painéis de chapa de metal, carrinhos, rodas, carpintaria e marcenaria, tornando canoas e barcos leves, móveis e acabamentos interiores.
A madeira de teca pode ser usada diretamente na fabricação de portas ou mesas distintas ou como elemento decorativo, por sua beleza natural.

PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.





















