Por que a madeira é boa para a saúde
A madeira é o único material 100% natural utilizado na construção desde a origem do tempo. Agora vários estudos mostram como a madeira é boa para a saúde, viver em um ambiente com madeira tem benefícios que não poderíamos imaginar.
90% do nosso tempo é gasto dentro de edifícios e veículos. No entanto, muitos dos edifícios de hoje ainda criam problemas como transtorno afetivo sazonal (SAD), depressão e doenças pulmonares.
De acordo com uma pesquisa, 90% dos entrevistados que queriam viver em uma casa que não comprometa a sua saúde e bem-estar e um terço dos entrevistados disseram que eles estariam dispostos a pagar mais dinheiro apenas para viver em um lar saudável.
Vivendo em uma casa benéfica para a saúde implica inúmeros aspectos a ter em conta em matéria de design e materiais. Neste ponto entra em jogo a madeira, que demonstrou através dos seguintes testes os benefícios para a saúde:
- De acordo com um estudo austríaco, as crianças que passaram o dia em classes de um edifício construído com madeira e contas de madeira, reduziu 8.600 pulsações por dia e por criança. Este estudo também mostrou que estar em um ambiente baseado em madeira ajuda a reduzir significativamente os níveis de estresse.
- Os trabalhadores de escritório com interiores de madeira transmitiram sentimentos de inovação, energia e conforto.
- Um estudo japonês descobriu que a exposição a painéis de madeira diminui significativamente a pressão arterial, enquanto a exposição a painéis de aço aumenta.
- Outro estudo japonês descobriu que móveis de madeira ajudaram a aumentar a interação entre os moradores.
- De acordo com uma pesquisa, quando uma pessoa está em um edifício ecológico, aumenta sua capacidade cognitiva em 61%.
- Esta capacidade cognitiva aumentou para 101% quando aberturas adicionais foram introduzidas.
- A madeira relaxa o sistema nervoso simpático humano (SNS). O SNS é responsável por respostas ao estresse e aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.
- Também foi demonstrado que os produtos de madeira em uma sala melhoram a qualidade do ar interior devido à capacidade da madeira de regular a umidade.

PODE LHE INTERESSAR
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.





















